I - Introdução


Este relatório foi concebido como parte do processo de elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFB. Seu intuito é o de realizar um balanço de avaliação da execução do PDI 2019-2023 de forma objetiva e concisa, por meio dos 40 indicadores que o compõem.

O processo de avaliação do PDI 2019-2023 é fundamental para criar um diagnóstico do planejamento estratégico da instituição ao longo do seu período de vigência. Representa importante insumo no processo contínuo de melhoria e aperfeiçoamento dos processos gerenciais do IFB. É o diagnóstico das forças e fraquezas identificadas e mapeadas por meio dos seus indicadores de gestão.

Com este diagnóstico será possível traçar os direcionamentos a serem seguidos na elaboração do próximo PDI, evitando cometer erros identificados no passado e reforçar os acertos como benchmarking para a elaboração de novos indicadores.

Visando atender esse propósito, este relatório está dividido em três seções além desta introdução. Na seção II expõe-se a metodologia utilizada para avaliar o PDI 2019-2023 por meio de seus indicadores, na seção III apresentam-se os resultados da avaliação organizados por perspectivas do PDI. Por fim, a seção IV traz o resultado da avaliação global do PDI 2019-2023 em uma métrica única para o IFB, dando a possibilidade de medir seu desempenho de forma objetiva e clara.

II - Metodologia


A metodologia apresentada nesta seção será aplicada ao nível dos 40 indicadores do PDI 2019-2023, organizados em objetivos estratégicos e perspectivas como segue:


Para os propósitos deste relatório de avaliação, a metodologia utilizada será baseada em duas métricas, quais sejam:


  • Performance do indicador;
  • Pontuação global do indicador

Para indicadores com polaridade positiva (quanto maior melhor) a performance é medida pela diferença relativa entre o Resultado (Grau atingido) e o Centro da Meta (Grau Pré-estabelecido), considerando o exato atingimento como 100%.


\[\ \text{Performance (Polaridade Positiva)} = \left(\frac{\text{Resultado do Indicador}}{\text{Meta do Indicador}}\right) * 100\]

Para indicadores com polaridade negativa (quanto menor melhor) a performance é medida pela diferença relativa entre o Centro da Meta (Grau Pré-estabelecido) e o Resultado (Grau atingido), considerando o exato atingimento como 100%.


\[\ \text{Performance (Polaridade Negativa)} = \left(\frac{\text{Meta do Indicador}}{\text{Resultado do Indicador}}\right) * 100\]

Já a pontuação global do indicador é calculada pelo somatório de pontos individuais obtidos pelo indicador ao se alcançar a performance de 100% (cem por cento) ou mais, para cada ano de vigência do PDI em que ele foi calculado e para cada unidade administrativa do IFB em que ele é calculado.

Em termos matemáticos:


\[ s(p(x)) = \begin{cases} \sum_{i=1}^{m} \sum_{j=1}^{t} \sum_{k=1}^{n} p(x)_{ijk} , & \text{se } x\geq \text{100%} \\ 0 , & \text{caso contrário} \end{cases} \]

em que:


\(\text{s(p(x)) = pontuação global do indicador} \\ \text{i = número de indicadores no PDI, com } 1 \leq i \leq m \\ \text{j = número de anos em que o indicador foi apurado no PDI, com } 1 \leq j \leq t \\ \text{k = número de unidades para as quais o indicador foi apurado, com } 1 \leq k \leq n \\ \text{x = performance apurada pelo indicador} \\ \text{p(x) = pontuação apurada pelo indicador} \\ \text{em que: } \\ \\ p(x) = \begin{cases} 1 , & \text{se } x\geq \text{100%} \\ 0 , & \text{caso contrário} \end{cases}\)


Para cada cálculo da pontuação global do indicador é realizado também o cálculo da sua pontuação em termos percentuais, que é dada pela diferença relativa entre o números de pontos obtidos pelo indicador e o número máximo de pontos passíveis de serem obtidos.

Uma classificação é atribuída ao resultado percentual da pontuação global do indicador com as seguintes categorias:


  • Ruim
  • Regular
  • Bom
  • Muito Bom

Desta forma, as categorias foram atribuídas de acordo com os seguintes critérios:


Categoria Critério
Ruim Pontuação Global Percentual menor ou igual a 25%
Regular Pontuação Global Percentual maior que 25% e menor ou igual a 50%
Bom Pontuação Global Percentual maior que 50% e menor ou igual a 75%
Muito Bom Pontuação Global Percentual maior que 75%


Como exemplo de ilustração da aplicação da metodologia, imagine a seguinte situação hipotética: Um indicador foi apurado em 3 anos do PDI (2019, 2020 e 2021), somente para o IFB como um todo (1 unidade administrativa) e obteve performance de 100% ou mais em 2019 e 2020 apenas. Neste caso, a pontuação global do indicador seria de:


\[ s(p(x)) = p(x_{111}) + p(x_{121}) + p(x_{131}) = 1 + 1 + 0 = 2 \\ \]

\(\text{em que:} \\ x_{111} = \text{pontuação do indicador um, no ano um, para a unidade administrativa um;} \\ x_{121} = \text{pontuação do indicador um, no ano dois, para a unidade administrativa um;} \\ x_{131} = \text{pontuação do indicador um, no ano três, para a unidade administrativa um.}\)


Ou seja, a pontuação do indicador foi de 2 pontos, em um total de 3 pontos possíveis e, em termos percentuais, atingiu a pontuação de 66,67%. Esta é uma forma objetiva de medir o desempenho deste indicador ao longo do período de vigência do PDI em que ele foi apurado.

Na seção III faz-se esta análise, dividindo-se os resultados obtidos para cada Indicador, Objetivo Estratégico e Perspectiva do PDI. Ou seja, para cada indicador, vinculado a um objetivo estratégico e, por fim, a uma perspectiva do PDI, calcula-se a performance obtida em cada ano e a pontuação global do indicador em termos absoluto e percentual.

Já na seção IV essa medida é fornecida para o IFB como um todo, com o intuito de se ter uma medida de avaliação global de todo o PDI em uma medida única.

III - Avaliação por Perspectivas do PDI



Os resultados desta seção serão apresentados por indicador do PDI, agrupados por perspectivas e objetivos estratégicos. Em cada indicador será apresentado um gráfico de barras com a performance do indicador nos anos em que ele está disponível, para cada unidade administrativa na qual o indicador foi calculado.

No gráfico de barras, a barra de coloração verde indica uma performance igual ou superior a 100% em um ano específico. Já a barra vermelha indica uma performance abaixo de 100% em um ano específico.

Juntamente com o(s) gráfico(s) de barras são apresentados dois gráficos de medidor. Um contendo a pontuação global absoluta atingida pelo indicador no PDI e outro contendo a pontuação global percentual.

Para todo indicador em que a performance fica abaixo de 100%, a unidade administrativa responsável pelo indicador do PDI tem o compromisso de relatar as medidas que serão adotadas para que a performance do indicador tenha seu desempenho aumentado no ano seguinte.

Os documentos que organizam e apresentam essas informações são o Plano de Providências e o Relatório do Plano de Providências. Caso o leitor tenha interesse em se aprofundar em quaisquer indicadores que tenham tido sua performance abaixo de 100% pode consultar os documentos ora mencionados no link que segue:


Planos de Providências


1. Resultados

1.1 Objetivo Estratégico: Assegurar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica alinhados às necessidades de qualificação do mundo do trabalho


1.1.1 Indicador: Número de campi ofertando ensino médio integrado por ano


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
IFB Indicador 1.1.1 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10

Classificação: Muito Bom


1.1.2 Indicador: Número de campi ofertando PROEJA por ano


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
IFB Indicador 1.1.2 8 7 7 7 7 8 10 10 10 10

Classificação: Ruim


1.1.3 Indicador: Número de eventos em articulação ao mundo do trabalho, por campus


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
CBRA Indicador 1.1.3 3 1 1 5 2 1 1 1 1 1
CCEI Indicador 1.1.3 9 0 1 2 1 1 1 1 1 1
CEST Indicador 1.1.3 0 1 5 2 2 1 1 1 1 1
CGAM Indicador 1.1.3 4 1 1 2 1 1 1 1 1 1
CPLA Indicador 1.1.3 3 0 1 6 4 1 1 1 1 1
CREM Indicador 1.1.3 8 0 6 1 1 1 1 1 1 1
CRFI Indicador 1.1.3 12 0 0 1 9 1 1 1 1 1
CSAM Indicador 1.1.3 3 0 19 1 3 1 1 1 1 1
CSSB Indicador 1.1.3 1 0 2 4 2 1 1 1 1 1
CTAG Indicador 1.1.3 4 0 0 1 8 1 1 1 1 1
Reitoria Indicador 1.1.3 2 4 0 3 1 1 1 1 1 1
IFB Indicador 1.1.3 49 7 36 28 34 10 10 10 10 10

Classificação: Muito Bom


1.1.4 Indicador: Percentual de Matrículas Equivalentes em Formação de Professores, por campus


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
CBRA Indicador 1.1.4 8.6 8.9 11.8 11.0 12.90 20 20 20 20 20
CCEI Indicador 1.1.4 17.1 10.5 15.7 15.9 18.40 20 20 20 20 20
CEST Indicador 1.1.4 31.3 27.2 35.0 34.1 26.60 20 20 20 20 20
CGAM Indicador 1.1.4 13.2 13.3 17.4 19.8 21.09 20 20 20 20 20
CPLA Indicador 1.1.4 20.7 22.0 26.1 25.6 19.20 20 20 20 20 20
CREM Indicador 1.1.4 0.0 0.0 1.1 0.2 0.00 20 20 20 20 20
CRFI Indicador 1.1.4 31.5 33.9 35.3 38.1 32.30 20 20 20 20 20
CSAM Indicador 1.1.4 9.8 13.5 14.1 11.8 12.70 20 20 20 20 20
CSSB Indicador 1.1.4 24.8 24.7 45.5 46.9 40.90 20 20 20 20 20
CTAG Indicador 1.1.4 7.8 6.6 11.7 10.8 9.10 20 20 20 20 20
Reitoria Indicador 1.1.4 NA NA NA NA 0.00 20 20 20 20 20
IFB Indicador 1.1.4 15.0 14.2 19.1 19.3 18.80 20 20 20 20 20

Classificação: Regular


1.1.5 Indicador: Percentual de Matrículas Equivalentes em Educação de Jovens e Adultos (EJA), por campus


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
CBRA Indicador 1.1.5 0.00 0.0 0.0 0.00 0.00 15 15 10 10 10
CCEI Indicador 1.1.5 0.00 0.0 0.0 0.00 0.00 15 15 10 10 10
CEST Indicador 1.1.5 2.50 0.5 2.0 3.59 1.01 15 15 10 10 10
CGAM Indicador 1.1.5 21.10 13.0 9.8 10.05 7.04 15 15 10 10 10
CPLA Indicador 1.1.5 0.18 0.0 0.0 0.00 0.00 15 15 10 10 10
CREM Indicador 1.1.5 13.90 11.4 11.4 11.22 7.41 15 15 10 10 10
CRFI Indicador 1.1.5 7.30 7.0 5.5 2.77 2.53 15 15 10 10 10
CSAM Indicador 1.1.5 11.10 5.7 4.3 4.19 5.24 15 15 10 10 10
CSSB Indicador 1.1.5 1.90 3.2 5.4 3.98 4.15 15 15 10 10 10
CTAG Indicador 1.1.5 2.20 1.6 2.4 2.45 1.96 15 15 10 10 10
Reitoria Indicador 1.1.5 NA NA NA NA 0.00 15 15 10 10 10
IFB Indicador 1.1.5 4.10 2.6 2.9 2.82 2.47 15 15 10 10 10

Classificação: Ruim


1.1.6 Indicador: Percentual de alunos matriculados técnico de nível médio, por campus


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
CBRA Indicador 1.1.6 50.5 49.3 47.3 48.7 39.7 50 50 50 50 50
CCEI Indicador 1.1.6 75.0 83.7 80.6 79.2 80.0 50 50 50 50 50
CEST Indicador 1.1.6 53.1 54.7 59.1 62.3 66.4 50 50 50 50 50
CGAM Indicador 1.1.6 59.1 54.6 49.6 49.3 40.7 50 50 50 50 50
CPLA Indicador 1.1.6 60.6 58.5 52.6 49.5 47.5 50 50 50 50 50
CREM Indicador 1.1.6 95.0 91.9 97.3 99.3 85.1 50 50 50 50 50
CRFI Indicador 1.1.6 61.5 54.1 55.3 51.8 51.9 50 50 50 50 50
CSAM Indicador 1.1.6 89.5 79.8 75.8 69.9 55.1 50 50 50 50 50
CSSB Indicador 1.1.6 56.6 49.8 50.8 55.1 58.7 50 50 50 50 50
CTAG Indicador 1.1.6 61.1 62.3 55.8 59.1 53.5 50 50 50 50 50
Reitoria Indicador 1.1.6 NA NA NA NA 0.0 50 50 50 50 50
IFB Indicador 1.1.6 62.1 59.9 59.4 59.3 54.2 50 50 50 50 50

Classificação: Muito Bom


1.2 Objetivo Estratégico: Integrar o ensino, a pesquisa e a extensão


1.2.1 Indicador: Número de programas articulados entre ensino, pesquisa e extensão


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
IFB Indicador 1.2.1 100 100 100 100 12 40 40 45 3 4

Classificação: Muito Bom


1.2.2 Indicador: Número de editais conjuntos entre ensino, pesquisa e extensão


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
IFB Indicador 1.2.2 36 19 23 23 30 3 3 3 3 3

Classificação: Muito Bom


1.2.3 Indicador: Número de seminários, feiras, fóruns e congressos articulados com ensino, pesquisa e extensão


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
IFB Indicador 1.2.3 119 15 39 48 56 20 20 20 22 22

Classificação: Muito Bom


2. Processos Internos

2.1 Objetivo Estratégico: Articular ações e parcerias interinstitucionais


2.1.1 Indicador: Número de parcerias de estágios vigentes


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
IFB Indicador 2.1.1 123 126 48 78 40 50 60 70 100 100

Classificação: Regular


2.1.2 Indicador: Número de parcerias internacionais vigentes


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
IFB Indicador 2.1.2 16 32 34 38 35 10 11 12 13 14

Classificação: Muito Bom


2.1.3 Indicador: Número de parcerias nacionais vigentes


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
IFB Indicador 2.1.3 14 33 30 29 33 28 29 30 31 32

Classificação: Bom


2.1.4 Indicador: Número de parcerias regionais vigentes


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
IFB Indicador 2.1.4 16 39 39 37 37 35 37 39 41 43

Classificação: Regular


2.1.5 Indicador: Eventos externos de divulgação


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
IFB Indicador 2.1.5 4 4 7 8 4 3 3 3 3 3

Classificação: Muito Bom


2.1.6 Indicador: Número de eventos interinstitucionais promovidos por ano


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
IFB Indicador 2.1.6 69 7 27 20 34 5 5 5 11 11

Classificação: Muito Bom


2.2 Objetivo Estratégico: Implantar a Política de Avaliação Global


2.2.1 Indicador: Eventos de avaliação institucional por campus


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
CBRA Indicador 2.2.1 3 3 6 1 1 1 1 1 1 1
CCEI Indicador 2.2.1 2 1 1 1 2 1 1 1 1 1
CEST Indicador 2.2.1 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1
CGAM Indicador 2.2.1 1 0 1 1 1 1 1 1 1 1
CPLA Indicador 2.2.1 0 2 1 1 1 1 1 1 1 1
CREM Indicador 2.2.1 1 0 0 1 1 1 1 1 1 1
CRFI Indicador 2.2.1 1 1 0 0 0 1 1 1 1 1
CSAM Indicador 2.2.1 3 0 0 1 1 1 1 1 1 1
CSSB Indicador 2.2.1 0 1 1 1 1 1 1 1 1 1
CTAG Indicador 2.2.1 1 0 0 1 1 1 1 1 1 1
IFB Indicador 2.2.1 NA NA NA 1 1 10 10 10 10 10
IFB Indicador 2.2.1 14 9 11 10 11 10 10 10 10 10

Classificação: Muito Bom


2.2.2 Indicador: Número de campi envolvidos com a elaboração das diretrizes de avaliação


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
IFB Indicador 2.2.2 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10

Classificação: Muito Bom


2.2.3 Indicador: Percentual de construção e implantação da Política de Avaliação Global


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
IFB Indicador 2.2.3 0 50 50 80 100 20 50 75 80 100

Classificação: Bom


2.2.4 Indicador: Índice de execução do orçamento de assistência ao educando


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
CBRA Indicador 2.2.4 100.00 100 100 100 99.9 100 100 100 100 100
CCEI Indicador 2.2.4 100.00 100 100 100 100.0 100 100 100 100 100
CEST Indicador 2.2.4 100.00 100 100 100 100.0 100 100 100 100 100
CGAM Indicador 2.2.4 100.00 100 100 100 100.0 100 100 100 100 100
CPLA Indicador 2.2.4 100.00 100 100 100 100.0 100 100 100 100 100
CREM Indicador 2.2.4 100.00 100 100 100 100.0 100 100 100 100 100
CRFI Indicador 2.2.4 100.00 100 100 100 100.0 100 100 100 100 100
CSAM Indicador 2.2.4 100.00 100 100 100 100.0 100 100 100 100 100
CSSB Indicador 2.2.4 100.00 100 100 100 100.0 100 100 100 100 100
CTAG Indicador 2.2.4 100.00 100 100 100 100.0 100 100 100 100 100
Reitoria Indicador 2.2.4 99.97 100 100 100 0.0 100 100 100 100 100
IFB Indicador 2.2.4 100.00 100 100 100 100.0 100 100 100 100 100

Classificação: Muito Bom


2.2.5 Indicador: Índice de execução do orçamento do NAPNE


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
CBRA Indicador 2.2.5 100.00 171 21 42.97 100.00 100 100 100 100 100
CCEI Indicador 2.2.5 5.81 0 0 88.49 109.66 100 100 100 100 100
CEST Indicador 2.2.5 0.00 0 32 80.49 90.51 100 100 100 100 100
CGAM Indicador 2.2.5 0.00 131 34 89.60 75.86 100 100 100 100 100
CPLA Indicador 2.2.5 100.00 100 126 73.49 44.52 100 100 100 100 100
CREM Indicador 2.2.5 0.00 0 39 30.09 58.31 100 100 100 100 100
CRFI Indicador 2.2.5 0.00 0 0 0.00 41.72 100 100 100 100 100
CSAM Indicador 2.2.5 0.00 0 0 29.79 66.26 100 100 100 100 100
CSSB Indicador 2.2.5 0.00 29 72 39.60 59.15 100 100 100 100 100
CTAG Indicador 2.2.5 0.00 0 0 28.20 49.13 100 100 100 100 100
IFB Indicador 2.2.5 38.40 63 40 51.52 60.38 100 100 100 100 100

Classificação: Ruim


2.2.6 Indicador: Número de eventos de planejamento orçamentário e participativo por campus


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
CBRA Indicador 2.2.6 1 4 2 2 1 1 1 1 1 1
CCEI Indicador 2.2.6 1 4 2 1 3 1 1 1 1 1
CEST Indicador 2.2.6 1 4 2 2 1 1 1 1 1 1
CGAM Indicador 2.2.6 2 4 2 5 2 1 1 1 1 1
CPLA Indicador 2.2.6 1 4 2 1 1 1 1 1 1 1
CREM Indicador 2.2.6 2 4 2 1 1 1 1 1 1 1
CRFI Indicador 2.2.6 2 4 2 3 1 1 1 1 1 1
CSAM Indicador 2.2.6 1 4 2 1 1 1 1 1 1 1
CSSB Indicador 2.2.6 2 4 2 1 1 1 1 1 1 1
CTAG Indicador 2.2.6 2 4 2 1 1 1 1 1 1 1
Reitoria Indicador 2.2.6 1 4 2 NA NA 1 1 1 1 1
IFB Indicador 2.2.6 16 44 22 18 13 10 10 10 10 10

Classificação: Muito Bom


2.2.7 Indicador: Fórum institucional para discussão de políticas internas


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
IFB Indicador 2.2.7 3 3 9 9 12 10 10 10 10 10

Classificação: Ruim


2.2.8 Indicador: Número de conferências de avaliação do PDI


Unidade Indicador Resultado 2021 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
IFB Indicador 2.2.8 1 0 0 1 0 0

Classificação: Muito Bom


2.2.9 Indicador: Número de eventos por unidade administrativa relacionados à Gestão Democrática


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
IFB Indicador 2.2.9 21 26 21 26 26 5 5 5 2 2

Classificação: Muito Bom


2.3 Objetivo Estratégico: Reduzir a Evasão e a Retenção de Estudantes


2.3.1 Indicador: Índice de eficiência acadêmica


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
CBRA Indicador 2.3.1 36.80 37.3 44.4 35.2 42.00 35 38 43 45 50
CCEI Indicador 2.3.1 50.70 47.0 34.6 39.5 41.49 35 38 43 45 50
CEST Indicador 2.3.1 28.90 26.2 27.2 23.5 24.43 35 38 43 45 50
CGAM Indicador 2.3.1 47.70 43.6 36.4 44.7 34.80 35 38 43 45 50
CPLA Indicador 2.3.1 37.20 36.7 24.0 28.9 26.59 35 38 43 45 50
CREM Indicador 2.3.1 54.10 65.9 37.9 48.4 46.13 35 38 43 45 50
CRFI Indicador 2.3.1 49.90 58.3 49.7 55.6 52.79 35 38 43 45 50
CSAM Indicador 2.3.1 28.30 25.9 25.8 33.0 42.56 35 38 43 45 50
CSSB Indicador 2.3.1 50.50 55.1 43.5 41.8 41.03 35 38 43 45 50
CTAG Indicador 2.3.1 29.51 45.6 34.4 31.8 31.00 35 38 43 45 50
Reitoria Indicador 2.3.1 NA NA NA NA 0.00 35 38 43 45 50
IFB Indicador 2.3.1 42.70 42.8 36.8 37.6 37.72 35 38 43 45 50

Classificação: Regular


2.3.2 Indicador: Percentual de alunos evadidos


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
CBRA Indicador 2.3.2 11.4 22.30 9.3 28.48 25.25 60 55 50 45 40
CCEI Indicador 2.3.2 23.3 26.22 10.8 35.13 19.31 60 55 50 45 40
CEST Indicador 2.3.2 18.5 28.73 15.2 34.16 43.49 60 55 50 45 40
CGAM Indicador 2.3.2 36.2 18.14 18.8 17.17 35.90 60 55 50 45 40
CPLA Indicador 2.3.2 23.5 10.96 18.6 39.19 28.32 60 55 50 45 40
CREM Indicador 2.3.2 18.5 24.05 24.8 7.92 0.31 60 55 50 45 40
CRFI Indicador 2.3.2 16.0 16.46 12.3 4.89 9.63 60 55 50 45 40
CSAM Indicador 2.3.2 34.2 12.16 5.6 35.67 40.59 60 55 50 45 40
CSSB Indicador 2.3.2 19.4 28.55 19.7 6.76 29.98 60 55 50 45 40
CTAG Indicador 2.3.2 11.7 37.57 3.8 33.99 33.46 60 55 50 45 40
Reitoria Indicador 2.3.2 NA NA NA NA 0.00 60 55 50 45 40
IFB Indicador 2.3.2 19.1 23.95 12.7 27.49 28.70 60 55 50 45 40

Classificação: Muito Bom


2.3.3 Indicador: Percentual de alunos retidos


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
CBRA Indicador 2.3.3 27.02 25.83 36.48 21.51 27.41 20 18 16 14 12
CCEI Indicador 2.3.3 19.86 16.45 27.23 17.31 18.19 20 18 16 14 12
CEST Indicador 2.3.3 25.40 20.00 27.84 21.74 7.29 20 18 16 14 12
CGAM Indicador 2.3.3 8.10 27.26 20.39 27.09 8.77 20 18 16 14 12
CPLA Indicador 2.3.3 20.84 27.40 26.87 21.38 9.53 20 18 16 14 12
CREM Indicador 2.3.3 15.75 34.04 20.65 28.36 10.61 20 18 16 14 12
CRFI Indicador 2.3.3 10.26 28.86 17.33 39.49 31.36 20 18 16 14 12
CSAM Indicador 2.3.3 11.37 23.91 32.08 18.64 13.83 20 18 16 14 12
CSSB Indicador 2.3.3 19.02 15.29 20.41 37.45 21.57 20 18 16 14 12
CTAG Indicador 2.3.3 39.04 15.48 43.48 24.75 18.09 20 18 16 14 12
Reitoria Indicador 2.3.3 NA NA NA NA 0.00 20 18 16 14 12
IFB Indicador 2.3.3 21.91 22.70 29.63 24.06 17.74 20 18 16 14 12

Classificação: Ruim


2.3.4 Indicador: Número de conselhos gestores implantados com minimamente três reuniões ordinárias anuais


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
CBRA Indicador 2.3.4 0 0 1 1 1 1 1 1 1 1
CCEI Indicador 2.3.4 0 0 1 1 0 1 1 1 1 1
CEST Indicador 2.3.4 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1
CGAM Indicador 2.3.4 4 1 1 1 0 1 1 1 1 1
CPLA Indicador 2.3.4 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1
CREM Indicador 2.3.4 0 0 0 0 0 1 1 1 1 1
CRFI Indicador 2.3.4 4 1 0 0 0 1 1 1 1 1
CSAM Indicador 2.3.4 3 1 1 1 1 1 1 1 1 1
CSSB Indicador 2.3.4 0 1 1 1 1 1 1 1 1 1
CTAG Indicador 2.3.4 0 0 0 0 0 1 1 1 1 1
IFB Indicador 2.3.4 15 6 7 7 5 10 10 10 10 10

Classificação: Bom


2.3.5 Indicador: Aumento percentual de acessos às redes sociais e ao Portal do IFB


Unidade Indicador Rede Social Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
IFB Indicador 2.3.5 FACEBOOK 3.96 1.14 1.05 -0.79 -0.97 5 5 5 3 3
IFB Indicador 2.3.5 INSTAGRAM 171.67 37.24 31.04 29.93 22.43 5 5 5 3 3
IFB Indicador 2.3.5 PORTAL IFB 15.47 -34.56 21.32 4.35 21.18 5 5 5 3 3
IFB Indicador 2.3.5 TWITTER 25.73 7.98 7.88 7.51 0.52 5 5 5 3 3
IFB Indicador 2.3.5 YOUTUBE 25.13 256.43 77.65 55.32 34.40 5 5 5 3 3

Classificação: Bom


2.3.6 Indicador: Número de Campi que permite a oferta de verticalização


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
IFB Indicador 2.3.6 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10

Classificação: Muito Bom


2.3.7 Indicador: Percentual de doutores em função dos docentes em efetivo exercício


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
IFB Indicador 2.3.7 35.25 36.98 38.7 42.98 44.6 31 32 33 34 35

Classificação: Muito Bom


2.3.8 Indicador: Percentual de egressos que atuam no mercado de trabalho dentro da sua área de formação


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
IFB Indicador 2.3.8 39 37.2 37.9 38.7 37.1 20 20 25 25 30

Classificação: Muito Bom


2.3.9 Indicador: Percentual de doutores em função dos docentes em efetivo exercício


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
IFB Indicador 2.3.9 46.68 48.14 51.71 50.96 54 65 70 75 80 85

Classificação: Ruim


3. Pessoas e Tecnologia

3.1 Objetivo Estratégico: Desenvolver e Manter Pessoas


3.1.1 Indicador: Indicador de Absenteísmo (atestados médicos apresentados em relação ao nº de servidores)


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
IFB Indicador 3.1.1 55.18 2.14 13.37 0.75 4.51 18 16 14 12 10

Classificação: Muito Bom


3.1.2 Indicador: Índice de participação de servidores em eventos de capacitação


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
IFB Indicador 3.1.2 21.11 12.72 17.66 20.17 33.01 20 25 25 25 25

Classificação: Regular


3.1.3 Indicador: Índice de qualificação dos servidores no ano (Docente)


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
IFB Indicador 3.1.3 45.93 0.44 1 1.9 1.33 2 2 2 2 2

Classificação: Ruim


3.1.4 Indicador: Índice de qualificação dos servidores no ano (TAE)


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
IFB Indicador 3.1.4 85.83 3.34 0.91 5.18 4.21 5 5 10 3 3

Classificação: Bom


3.2 Objetivo Estratégico: Elaborar e Executar Plano Diretor de Infraestrutura


3.2.1 Indicador: Percentual de execução do plano diretor de infraestrutura


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
IFB Indicador 3.2.1 40 100 65 70 90 40 70 100 100 100

Classificação: Regular


3.3 Objetivo Estratégico: Fomentar e aprimorar o uso da tecnologia da informação e comunicação


3.3.1 Indicador: Percentual de processos administrativos e acadêmicos informatizados


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
IFB Indicador 3.3.1 100 50.84 92.1 100 95 100 100 100 100 100

Classificação: Regular


3.3.2 Indicador: Atualizar o parque tecnológico do IFB


Unidade Indicador Resultado 2019 Resultado 2020 Resultado 2021 Resultado 2022 Resultado 2023 Meta 2019 Meta 2020 Meta 2021 Meta 2022 Meta 2023
IFB Indicador 3.3.2 13.89 11.8 21.42 3 20 20 20 20 20 20

Classificação: Regular


IV - O resultado do IFB

Pontuação Global Atingida no PDI pelo IFB em 2019


Classificação: Bom


Pontuação Global do IFB no PDI em 2020


Classificação: Bom


Pontuação Global do IFB no PDI em 2021


Classificação: Bom


Pontuação Global do IFB no PDI em 2022


Classificação: Bom


Pontuação Global do IFB no PDI em 2023


Classificação: Bom



Pontuação Global do IFB no PDI considerando todos os anos de vigência


Classificação: Bom


Classificação do Mapa Estratégico em Cores