I - Introdução


Este relatório foi concebido como parte do processo de elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFB. Seu intuito é o de realizar um estudo que defina parâmetros de construção de um indicador e sugira um conjunto mínimo de indicadores que devam estar presentes no documento.

Com esses dois propósitos em mente, busca-se a construção de indicadores úteis no plano estratégico da instituição, que sinalizem fragilidades e forças de forma acurada, capazes de balizar o trajeto a ser trilhado ao longo do período de vigência do próximo PDI.

Neste contexto, o presente relatório está divido em três seções além desta introdução. Na seção 2 apresenta-se um modelo de ficha técnica para a construção de um indicador, na seção 3 é mostrado um conjunto de indicadores que, acredita-se, são um bom ponto de partida para abarcarem aspectos do Ensino, Pesquisa e Extensão. Na seção 4 é feita a conclusão do documento com alguns apontamentos para os trabalhos futuros de desenvolvimento de indicadores institucionais no IFB.

II - Ficha técnica de um indicador


Para a construção dos indicadores, sugere-se que a seguinte ficha técnica seja preenchida:


  • Nome do Indicador;
  • Objetivo do Indicador;
  • Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa);
  • Fórmula do Indicador;
  • Glossário de Termos do Indicador;
  • Fonte de Dados;
  • Meta Anual;
  • Recorte de Cálculo.

A seguir detalha-se cada um dos itens que compõem a ficha técnica:


Nome do Indicador: Item destinado a informar o título do indicador. O título deve ser o mais conciso possível e refletir o objetivo do indicador.


Objetivo do Indicador: Item destinado a informar o objetivo do indicador. O objetivo deve informar qual o intuito do indicador, o que ele deseja medir e a qual propósito ele serve.


Polaridade do Indicador: Item destinado a informar a polaridade do indicador. Neste item deve ser informado se o indicador possui polaridade positiva, quanto maior melhor, ou polaridade negativa, quanto menor melhor.


Fórmula de Cálculo do Indicador: Item destinado a informar a fórmula matemática de cálculo do indicador. A fórmula de cálculo deve ser precisa e incluir todas as variáveis necessárias ao cálculo do indicador.


Glossário de Termos do Indicador: Item destinado a informar o significado de cada termo que compõe o indicador. Este item deve expor de forma clara e didática o quer quer dizer cada item necessário ao cálculo do indicador, de modo que qualquer leitor possa compreender as variáveis que constituem o indicador.


Fonte de Dados: Item destinado a informar a fonte de dados do indicador. Todo indicador deve ter sua fonte de dados descrita, de modo que qualquer pessoa de posse da fórmula de cálculo, do glossário de termos e dos dados possa reproduzir os resultados do indicador. Todo indicador deve ser reproduzível.


Meta Anual: Item destinado a informar as metas anuais de cada indicador. A meta são os valores que se deseja que os indicadores atinjam. A meta deve ser específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.


Recorte de Cálculo: Item destinado a informar o espectro de cálculo do indicador. Este item deve conter a informação dos extratos de cálculo do indicador conforme as seguintes categorias:


  • indicador será calculado somente para o IFB;
  • indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi;
  • indicador será calculado para o IFB, cada um de seus campi e reitoria;
  • indicador será calculado somente para os campi.

A Tabela 1 apresenta a ficha técnica preenchida com um exemplo, para auxiliar o leitor na compreensão prática deste instrumento.


Tabela 1: Ficha Técnica de Indicadores
Item Conteúdo
Nome do Indicador: Percentual de Matrículas Equivalentes em Cursos Técnicos
Objetivo do Indicador: Este indicador mede o percentual de matrículas equivalentes vinculadas a Cursos Técnicos.
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa): Positiva
Fórmula do Indicador: \[\ \text{MeqCT [%]} = \left(\frac{\text{MeqCT}}{\text{Meq}}\right) X 100\]
Glossário de Termos do Indicador: MeqCT: quantidade de matrículas em Cursos Técnicos que estiveram ativas em pelo menos um dia no ano de referência, ponderada pelos fatores de equivalência previstos. Meq: quantidade de matrículas que estiveram ativas em pelo menos um dia no ano de referência, ponderada pelos fatores de equivalência previstos.
Fonte de Dados: PNP (SISTEC / Revalide)
Meta Anual: 50% em todos os anos de vigência do PDI.
Recorte de Cálculo: Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi

III - Conjunto de indicadores mínimos sugeridos


Nesta seção apresenta-se um conjunto mínimo de indicadores sugeridos para compor o PDI do IFB, no monitoramento de seu planejamento estratégico. Os indicadores foram selecionados segundo os seguintes critérios:


  • Base de dados sólida e disponibilizada por sistemas oficiais do Governo Federal;
  • Metas estabelecidas em Lei;
  • Possibilidade de estabelecer metas à partir de benchmarking em outros Institutos Federais;
  • Fórmulas de cálculo definidas em manuais oficiais do Governo Federal;
  • Glossário de Termos definidos em manuais oficiais do Governo Federal;
  • Possibilidade de o indicador compor a metodologia de divisão da matriz orçamentária da Rede Federal, conforme definição do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

1. Ensino

1.1 Percentual de Matrículas Equivalentes em Cursos Técnicos


Percentual de Matrículas Equivalentes em Cursos Técnicos
Item Conteúdo
Nome do Indicador: Percentual de Matrículas Equivalentes em Cursos Técnicos
Objetivo do Indicador: Este indicador mede o percentual de matrículas equivalentes vinculadas a Cursos Técnicos.
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa): Positiva
Fórmula do Indicador: \[\ \text{MeqCT [%]} = \left(\frac{\text{MeqCT}}{\text{Meq}}\right) X 100\]
Glossário de Termos do Indicador: MeqCT: quantidade de matrículas em Cursos Técnicos que estiveram ativas em pelo menos um dia no ano de referência, ponderada pelos fatores de equivalência previstos. Meq: quantidade de matrículas que estiveram ativas em pelo menos um dia no ano de referência, ponderada pelos fatores de equivalência previstos.
Fonte de Dados: PNP (SISTEC / Revalide)
Meta Anual: Mínimo de 50% - Art. 8º da Lei 11.892/2.008 em todos os anos de vigência do PDI.
Recorte de Cálculo: Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi


Meta ano a ano PDI 2024-2030
Meta Valor
Meta 2024 50%
Meta 2025 50%
Meta 2026 50%
Meta 2027 50%
Meta 2028 50%
Meta 2029 50%
Meta 2030 50%

1.2 Percentual de Matrículas Equivalente em Formação de Professores


Percentual de Matrículas Equivalente em Formação de Professores
Item Conteúdo
Nome do Indicador: Percentual de Matrículas Equivalente em Formação de Professores
Objetivo do Indicador: Este indicador mede o percentual de matrículas equivalentes vinculadas à formação de professores.
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa): Positiva
Fórmula do Indicador: \[\ \text{MeqFP [%]} = \left(\frac{\text{MeqFP}}{\text{Meq}}\right) X 100\]
Glossário de Termos do Indicador: MeqFP: quantidade de matrículas em Cursos destinados à formação de professores que estiveram ativas em pelo menos um dia no ano de referência, ponderada pelos fatores de equivalência previstos. Meq: quantidade de matrículas que estiveram ativas em pelo menos um dia no ano de referência, ponderada pelos fatores de equivalência previstos.
Fonte de Dados: PNP (SISTEC / Revalide)
Meta Anual: Mínimo de 20% - Art. 8º da Lei 11.892/2.008 em todos os anos de vigência do PDI.
Recorte de Cálculo: Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi


Meta ano a ano PDI 2024-2030
Meta Valor
Meta 2024 20%
Meta 2025 20%
Meta 2026 20%
Meta 2027 20%
Meta 2028 20%
Meta 2029 20%
Meta 2030 20%

1.3 Percentual de Matrículas Equivalente em Educação de Jovens e Adultos


Percentual de Matrículas Equivalente em Educação de Jovens e Adultos
Item Conteúdo
Nome do Indicador: Percentual de Matrículas Equivalente em Educação de Jovens e Adultos
Objetivo do Indicador: Este indicador mede o percentual de matrículas equivalentes na modalidade EJA, tanto nos cursos de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores (FIC) quanto nos cursos de educação profissional técnica de nível médio contemplados no programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade EJA.
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa): Positiva
Fórmula do Indicador: \[\ \text{MeqEJA [%]} = \left(\frac{\text{MeqEJA}}{\text{Meq}}\right) X 100\]
Glossário de Termos do Indicador: MeqEJA: quantidade de matrículas em Curso FIC ou técnico integrado contemplado pelo programa EJA que estiveram ativas por pelo menos um dia no ano de referência, ponderada pelos fatores de equivalência previstos. Meq: quantidade de matrículas que estiveram ativas em pelo menos um dia no ano de referência, ponderada pelos fatores de equivalência previstos.
Fonte de Dados: PNP (SISTEC / Revalide)
Meta Anual: Mínimo de 10% - §1º do Art. 2º do Decreto 5.840/2.006 em todos os anos de vigência do PDI.
Recorte de Cálculo: Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi


Meta ano a ano PDI 2024-2030
Meta Valor
Meta 2024 10%
Meta 2025 10%
Meta 2026 10%
Meta 2027 10%
Meta 2028 10%
Meta 2029 10%
Meta 2030 10%

1.4 Índice de Eficiência Acadêmica


Índice de Eficiência Acadêmica
Item Conteúdo
Nome do Indicador: Índice de Eficiência Acadêmica
Objetivo do Indicador: Este indicador mede o percentual de alunos que concluíram o curso com êxito dentro do período previsto (+1 ano), acrescido de um percentual (projeção) dos alunos retidos no ano de referência que poderão concluir o curso. São considerados apenas os alunos matriculados em ciclos de matrícula com término previsto para o ano anterior ao Ano de Referência, sendo que para este cálculo é empregado o conceito de matrícula e não de matrícula equivalente.
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa): Positiva
Fórmula do Indicador: \[\ \text{IEA [%]} = CCiclo + \left[(\frac{\text{CCiclo}}{\text{Cciclo + EvCiclo}}) X RCiclo\right] X 100\]
Glossário de Termos do Indicador: CCiclo (%): percentual de CONCLUINTES, em relação às matrículas vinculadas aos ciclos concluídos no ano anterior ao ano de referência. EvCiclo (%): percentual de EVADIDOS, em relação às matrículas vinculadas aos ciclos concluídos no ano anterior ao ano de referência. RCiclo (%): percentual de matriculados que são classificados como RETIDOS por terem ultrapassado o período previsto para integralização do curso (acrescido de um ano) em relação às matrículas vinculadas aos ciclos concluídos no anterior ao Ano de referência.
Fonte de Dados: PNP (SISTEC / Revalide)
Meta Anual: 39,72% no primeiro ano, com acréscimo de 1,2% a cada ano, atingindo o valor de 46,92% ao final de 7 anos.
Recorte de Cálculo: Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi


A meta para o indicador de Eficiência Acadêmica foi estipulada à partir da série histórica, de 2017 a 2021, desse indicador para o Centro-Oeste e o IFB na Plataforma Nilo Peçanha. De posse destes dados, calculou-se a média histórica do IFB, a qual foi de 38,52%. Após isso, extraiu-se o valor máximo registrado para o indicador no centro-oeste nesse período, o qual foi de 46,92%. Em seguida, calculou-se a diferença entre o valor máximo registrado no centro-oeste e a média da série histórica do IFB e dividiu-se por sete (período de vigência do PDI em anos). Desta forma, foi estipulado a média da série histórica do IFB mais 1,2% como meta inicial e o incremento de 1,2% ao ano, durante o período de sete anos.



Em termos matemáticos:


\[\ \text{Meta} = \left(\frac{\text{IEA Máximo CO - Média IEA IFB}}{\text{Período de Vigência PDI}}\right) = \left(\frac{\text{46,92% - 38,52%}}{\text{7}}\right) = \text{1,2%} \]

Meta ano a ano PDI 2024-2030
Meta Valor
Meta 2024 39,72%
Meta 2025 40,92%
Meta 2026 42,12%
Meta 2027 43,32%
Meta 2028 44,52%
Meta 2029 45,72%
Meta 2030 46,92%

1.5 Matrículas por Professor - RAP


Matrículas por Professor - RAP
Item Conteúdo
Nome do Indicador: Matrículas por Professor
Objetivo do Indicador: Este indicador mede a relação entre a quantidade de matrículas equivalentes e a quantidade de docentes efetivos ponderados pelo tipo de Regime de Trabalho. Em que pese as grandezas empregadas no cálculo, será mantido o acrônimo “RAP – Relação Aluno Professor” por entender que tal nomenclatura já está consagrada em toda a Rede Federal.
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa): Positiva
Fórmula do Indicador: \[\ \text{RAP} = \frac{\text{(MeqCG X FCG) + MeqDC}}{\text{DEq}} \]
Glossário de Termos do Indicador: MeqCG: quantidade de matrículas que estiveram ativas em pelo menos um dia no ano de referência em Cursos de Graduação, ponderada pelos fatores de equivalência previstos. MeqDC: quantidade de matrículas que estiveram ativas em pelo menos um dia no ano de referência em todos os cursos, exceto os Cursos de Graduação, ponderada pelos fatores de equivalência previstos. FCG: Considerando que a meta prevista na legislação é de 18 alunos por professor para os cursos de graduação e 20 alunos por professor para cursos técnicos, e considerando que são os mesmos Docentes que atuam nos dois níveis, foi necessário estabelecer um ponderador que permitisse a soma das variáveis para que se empregasse apenas a meta 20. FCG = 20/18 = 1,111. DEq: Quantidade professores efetivos que atuam no Regime de Trabalho (RT) 20h multiplicado por 0,5, somado à quantidade de professores efetivos que atuam nos RT 40h e RDE.
Fonte de Dados: PNP (SISTEC / Revalide)
Meta Anual: 20 - estratégias 11.11 e 12.3 previstas na Lei 13.005/2014.
Recorte de Cálculo: Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi


Meta ano a ano PDI 2024-2030
Meta Valor
Meta 2024 20
Meta 2025 20
Meta 2026 20
Meta 2027 20
Meta 2028 20
Meta 2029 20
Meta 2030 20

1.6 Taxa de Evasão Anual


Taxa de Evasão Anual
Item Conteúdo
Nome do Indicador: Taxa de Evasão Anual
Objetivo do Indicador: Este indicador mede o percentual de matriculas que perderam o vínculo com a instituição no ano de referência sem a conclusão do curso em relação ao total de matriculas. Para este cálculo é empregado o conceito de matrícula e não de matrícula equivalente.
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa): Negativa
Fórmula do Indicador: \[\ \text{Ev [%]} = \left(\frac{\text{Ev}}{\text{M}}\right) X 100\]
Glossário de Termos do Indicador: Ev: alunos que perderam vínculo com a instituição antes da conclusão do curso. M: Soma de todos os alunos que estiveram com matrícula ativa em pelo menos um dia no ano de referência.
Fonte de Dados: PNP (SISTEC / Revalide)
Meta Anual: 21,47% no primeiro ano, com decréscimo de 1,19% a cada ano, atingindo o valor de 14,33% ao final de 7 anos.
Recorte de Cálculo: Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi


A meta para o indicador de Taxa de Evasão foi estipulada à partir da série histórica, de 2017 a 2021, desse indicador para o Centro-Oeste e o IFB na Plataforma Nilo Peçanha. De posse destes dados, calculou-se a média histórica do IFB, a qual foi de 22,66%. Após isso, extraiu-se o valor mínimo registrado para o indicador no centro-oeste nesse período, o qual foi de 14,35%. Em seguida, calculou-se a diferença entre a média da série histórica do IFB e o valor mínimo registrado no centro-oeste e dividiu-se por sete (período de vigência do PDI em anos). Desta forma, foi estipulado a média da série histórica do IFB menos 1,19% como meta inicial e o decréscimo de 1,19% ao ano, durante o período de sete anos.



Em termos matemáticos:


\[\ \text{Meta} = \left(\frac{\text{Média Ev IFB - Ev Mínima CO}}{\text{Período de Vigência PDI}}\right) = \left(\frac{\text{22,66% - 14,35%}}{\text{7}}\right) = \text{1,34%} \]

Meta ano a ano PDI 2024-2030
Meta Valor
Meta 2024 21,47%
Meta 2025 20,28%
Meta 2026 19,09%
Meta 2027 17,90%
Meta 2028 16,71%
Meta 2029 15,52%
Meta 2030 14,33%

1.7 Índice de Verticalização


Índice de Verticalização
Item Conteúdo
Nome do Indicador: Índice de Verticalização
Objetivo do Indicador: Este indicador busca verificar a condição de verticalização dos cursos oferecidos por uma mesma unidade acadêmica em um mesmo eixo tecnológico, considerando vagas de ingresso ofertadas em 04 categorias possíveis: Curso de Qualificação Profissional (QP); Curso Técnico (CT); Curso de Graduação (CG) e Curso de Pós-Graduação (PG).
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa): Positiva
Fórmula do Indicador: \[\ \text{IV} = \left[\left(\frac{\text{VQP}}{\text{VCT}}\right) X 0,397\right] + \left[\left(\frac{\text{VCT}}{\text{VCG}}\right) X 0,365\right] + \left[\left(\frac{\text{VCG}}{\text{VPG}}\right) X 0,095\right] + \left[\left(\frac{\text{VCT}}{\text{VPG}}\right) X 0,089\right] + \left[\left(\frac{\text{VQP}}{\text{VCG}}\right) X 0,028\right] + \left[\left(\frac{\text{VQP}}{\text{VCG}}\right) X 0,026\right]\]
Glossário de Termos do Indicador: VQP: Total de Vagas de Ingresso ofertadas em cursos de Qualificação Profissional. VCT: Total de Vagas de Ingresso ofertadas em cursos Técnicos, considerando os cursos Integrados, Subsequentes e Concomitantes. VCG: Total de Vagas de Ingresso ofertadas em cursos de Graduação, considerando os cursos de Graduação Tecnológica, Bacharelados e Licenciaturas. VPG: Total de Vagas de Ingresso ofertadas em cursos de Pós-Graduação, considerando cursos de Especialização, Mestrados e Doutorados.
Fonte de Dados: PNP (SISTEC / Revalide)
Meta Anual: 15,92 no primeiro ano, com acréscimo de 0,37 a cada ano, atingindo o valor de 18,14 ao final de 7 anos.
Recorte de Cálculo: Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi


A meta para o indicador de Índice de Verticalização foi estipulada à partir da série histórica, de 2017 a 2021, desse indicador para o Centro-Oeste e o IFB na Plataforma Nilo Peçanha. De posse destes dados, calculou-se a média histórica do IFB, a qual foi de 15,55. Após isso, extraiu-se o valor máximo registrado para o indicador no centro-oeste nesse período, o qual foi de 18,11. Em seguida, calculou-se a diferença entre o valor máximo registrado no centro-oeste e a média da série histórica do IFB e dividiu-se por sete (período de vigência do PDI em anos). Desta forma, foi estipulado a média da série histórica do IFB mais 0,37 como meta inicial e o acréscimo de 0,37 ao ano, durante o período de sete anos.



Em termos matemáticos:


\[\ \text{Meta} = \left(\frac{\text{IV Máximo CO - Média IV IFB}}{\text{Período de Vigência PDI}}\right) = \left(\frac{\text{18,11 - 15,55}}{\text{7}}\right) = \text{0,37} \]

Meta ano a ano PDI 2024-2030
Meta Valor
Meta 2024 15,92
Meta 2025 16,29
Meta 2026 16,66
Meta 2027 17,03
Meta 2028 17,40
Meta 2029 17,77
Meta 2030 18,14

1.8 Taxa de Ocupação


Taxa de Ocupação
Item Conteúdo
Nome do Indicador: Taxa de Ocupação
Objetivo do Indicador: Este indicador mede o percentual de vagas ocupadas no ano de referência em relação às vagas disponibilizadas em cada tipo de curso, excetuando-se os cursos de Qualificação Profissional.
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa): Positiva
Fórmula do Indicador: \[\ \text{TO [%]} = \frac{\text{M}}{\text{V Ciclos DNE}}\]
Glossário de Termos do Indicador: M: quantidade de matrículas. V Ciclos DNE: quantidade de vagas de ingresso ofertadas nos ciclos de matrículas com data não expirada.
Fonte de Dados: PNP (SISTEC / Revalide)
Meta Anual: 101.76% no primeiro ano, com acréscimo de 1,54% a cada ano, atingindo o valor de 111,00% ao final de 7 anos.
Recorte de Cálculo: Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi


A meta para o indicador de Taxa de Ocupação foi estipulada à partir da série histórica, de 2017 a 2021, desse indicador para o Centro-Oeste e o IFB na Plataforma Nilo Peçanha. De posse destes dados, calculou-se a média histórica do IFB, a qual foi de 100,22%. Após isso, extraiu-se o valor máximo registrado para o indicador no centro-oeste nesse período, o qual foi de 110,97%. Em seguida, calculou-se a diferença entre o valor máximo registrado no centro-oeste e a média da série histórica do IFB e dividiu-se por sete (período de vigência do PDI em anos). Desta forma, foi estipulado a média da série histórica do IFB mais 1,54% como meta inicial e o acréscimo de 1,54% ao ano, durante o período de sete anos.



Em termos matemáticos:


\[\ \text{Meta} = \left(\frac{\text{TO Máximo CO - Média TO IFB}}{\text{Período de Vigência PDI}}\right) = \left(\frac{\text{110,97% - 100,22%}}{\text{7}}\right) = \text{1,54%} \]

Meta ano a ano PDI 2024-2030
Meta Valor
Meta 2024 101,76%
Meta 2025 103,30%
Meta 2026 104,84%
Meta 2027 106,38%
Meta 2028 107,92%
Meta 2029 109,46%
Meta 2030 111,00%

1.9 Índice de Titulação do Corpo Docente


Índice de Titulação do Corpo Docente
Item Conteúdo
Nome do Indicador: Índice de Titulação do Corpo Docente
Objetivo do Indicador: Este indicador mede a titulação média dos professores efetivos da Rede Federal.
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa): Positiva
Fórmula do Indicador: \[\ \text{ITCD} = \frac{\text{[(DG) + (DA X 2) + (DE X 3) + (DM X 4) + (DD X 5)]}}{\text{TDE}}\]
Glossário de Termos do Indicador: [(DG)+(DA x 2)+(DE x 3)+(DM x 4)+(DD x 5): Quantidade de Docentes efetivos Graduados (DG) multiplicado pelo “peso” 1, somado à quantidade de Docentes efetivos Aperfeiçoados (DA) multiplicado pelo “peso” 2, somado à quantidade Docentes efetivos Especialistas (DE) multiplicado pelo “peso” 3, somado à quantidade Docentes efetivos Mestres (DM) multiplicado pelo “peso” 4, somado à quantidade Docentes efetivos Doutores (DD) multiplicado pelo “peso” 5. TDE: Quantidade total de professores efetivos afastados ou não.
Fonte de Dados: PNP (SISTEC / Revalide)
Meta Anual: 4,4 no primeiro ano, com acréscimo de 0,1 a cada ano, atingindo o valor de 5 ao final de 7 anos.
Recorte de Cálculo: Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi



Como se depreende do gráfico da série histórica do Índice de Titulação do Corpo Docente, o IFB já alcançou a meta estipulada em lei, que é de 3,6 conforme Meta 13 prevista na Lei 13.005/2014 e já alcançou também o valor máximo da série histórica para o Centro-Oeste, que foi de 4,3. Nesse sentido, a meta anual foi estipulada para o alcance do valor máximo do indicador, que é de 5. Desta forma, calculou-se a diferença entre o valor máximo do índice e o valor registrado pelo IFB. Em seguida, dividiu-se este valor por sete (período de vigência do PDI em anos). Nesse sentido, foi estipulado o valor de 4,3 (índice atual do IFB) mais 0,1 como meta inicial e o acréscimo de 0,1 ao ano, durante o período de sete anos.


Em termos matemáticos:


\[\ \text{Meta} = \left(\frac{\text{ITCD Máximo - ITCD Atual IFB}}{\text{Período de Vigência PDI}}\right) = \left(\frac{\text{5 - 4,3}}{\text{7}}\right) = \text{0,1} \]

Meta ano a ano PDI 2024-2030
Meta Valor
Meta 2024 4,4
Meta 2025 4,5
Meta 2026 4,6
Meta 2027 4,7
Meta 2028 4,8
Meta 2029 4,9
Meta 2030 5,0

1.10 Percentual de Oferta de Vagas de Graduação Noturnas


Percentual de Oferta de Vagas de Graduação Noturnas
Item Conteúdo
Nome do Indicador: Percentual de Oferta de Vagas de Graduação Noturnas
Objetivo do Indicador: Este indicador mede o percentual de vagas de ingresso oferecidas nos cursos de graduação presencial para o turno noturno, em relação ao total de vagas de ingresso oferecidas nos cursos de graduação presencial.
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa): Positiva
Fórmula do Indicador: \[\ \text{OVGN [%]} = \frac{\text{VGNP}}{\text{VGP}}\]
Glossário de Termos do Indicador: VGNP: Total de vagas de ingresso oferecidas no ano de referência para cursos de Graduação na modalidade presencial no turno noturno. VGP: Total de vagas de ingresso oferecidas no ano de referência para cursos de Graduação na modalidade presencial.
Fonte de Dados: PNP (SISTEC / Revalide)
Meta Anual: 46,58% no primeiro ano, com acréscimo de 1,72% a cada ano, atingindo o valor de 56,90% ao final de 7 anos.
Recorte de Cálculo: Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi


A meta para o indicador de Percentual de Oferta de Vagas de Graduação Noturnas foi estipulada à partir da série histórica, de 2017 a 2021, desse indicador para o Centro-Oeste e o IFB na Plataforma Nilo Peçanha. De posse destes dados, calculou-se a média histórica do IFB, a qual foi de 44,86%. Após isso, extraiu-se o valor máximo registrado para o indicador no centro-oeste nesse período, o qual foi de 56.92%. Em seguida, calculou-se a diferença entre o valor máximo registrado no centro-oeste e a média da série histórica do IFB e dividiu-se por sete (período de vigência do PDI em anos). Desta forma, foi estipulado a média da série histórica do IFB mais 1,72% como meta inicial e o acréscimo de 1,72% ao ano, durante o período de sete anos.



Em termos matemáticos:


\[\ \text{Meta} = \left(\frac{\text{OVGN Máximo CO - Média OVGN IFB}}{\text{Período de Vigência PDI}}\right) = \left(\frac{\text{56,92% - 44,86%}}{\text{7}}\right) = \text{1,72%} \]

Meta ano a ano PDI 2024-2030
Meta Valor
Meta 2024 46,58%
Meta 2025 48,30%
Meta 2026 50,02%
Meta 2027 51.74%
Meta 2028 53,46%
Meta 2029 55,18%
Meta 2030 56,90%

2. Pesquisa

2.1 Porcentagem de Projetos de Pesquisa Aplicada


Porcentagem de Projetos de Pesquisa Aplicada
Item Conteúdo
Nome do Indicador: Porcentagem de Projetos de Pesquisa Aplicada
Objetivo do Indicador: Este indicador tem como objetivo mensurar a porcentagem de projetos de pesquisa aplicada, desenvolvidos pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, como pressupõe o inciso VIII do Art. 6° da Lei 11892, que especifica, como finalidade e característica dos Institutos Federais, “realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico”.
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa): Positiva
Fórmula do Indicador: \[\ \text{PPA [%]} = \left(\frac{\text{NPPA}}{\text{NPPB + NPPA}}\right) X 100\]
Glossário de Termos do Indicador: NPPB: Número de projetos de pesquisa básica. NPPA: Número de projetos de pesquisa aplicada.
Fonte de Dados: Sistema de Monitoramento (área de Pesquisa institucional, utilizando dados de Termo de cooperação e Convênios estabelecidos pela Instituição e com Fundação; Plataforma Sucupira; Agências de fomento federais e estaduais).
Meta Anual: Não foi estabelecido meta para o indicador.
Recorte de Cálculo: Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi

2.2 Porcentagem de Servidores Desenvolvendo Projetos de Pesquisa


Porcentagem de Servidores Desenvolvendo Projetos de Pesquisa
Item Conteúdo
Nome do Indicador: Porcentagem de Servidores Desenvolvendo Projetos de Pesquisa
Objetivo do Indicador: Este indicador tem como objetivo mensurar a porcentagem de servidores e servidoras envolvidos em projetos de pesquisa (aplicada e básica), seja como coordenador, orientador, coorientador ou membro da equipe de projeto registrado. A participação do servidor em projetos deverá ser contabilizada uma única vez, independente do quantitativo de projetos que ele participe.
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa): Positiva
Fórmula do Indicador: \[\ \text{NS [%]} = \left(\frac{\text{NSPP}}{\text{NS}}\right) X 100\]
Glossário de Termos do Indicador: NSPP: Número total de servidores envolvidos em projetos de pesquisa (aplicada e básica). NS: Número total de servidores da instituição.
Fonte de Dados: Sistema de Monitoramento (área de Pesquisa institucional, utilizando dados de Planos de Trabalho dos Termo de Cooperação e Convênios estabelecidos pela Instituição e com Fundação ou com outras Instituições; Agências de fomento federais e estaduais) e Sistema de Monitoramento (área de Gestão de Pessoas institucional de cada Instituição da RFEPCT).
Meta Anual: Não foi estabelecido meta para o indicador.
Recorte de Cálculo: Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi

2.3 Porcentagem de Alunos da Instituição Envolvidos em Projetos de Pesquisa


Porcentagem de Alunos da Instituição Envolvidos em Projetos de Pesquisa
Item Conteúdo
Nome do Indicador: Porcentagem de Alunos da Instituição Envolvidos em Projetos de Pesquisa
Objetivo do Indicador: Este indicador tem como objetivo mensurar a porcentagem de alunos e alunas do nível técnico (integrado, subsequente, concomitante), de graduação, das pós-graduações lato sensu e stricto sensu, envolvidos em projetos de pesquisa básica e aplicada executados no ano anterior.
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa): Positiva
Fórmula do Indicador: \[\ \text{NAP [%]} = \left(\frac{\text{NAPP}}{\text{NA}}\right) X 100\]
Glossário de Termos do Indicador: NAPP: Número de alunos (técnico integrado, técnico subsequente, técnico concomitante, graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu) envolvidos em projetos de pesquisa aplicada e básica da Instituição. NA: Número total de alunos (técnico integrado, técnico subsequente, técnico concomitante, graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu) da Instituição.
Fonte de Dados: Sistema de Monitoramento (área de Pesquisa institucional, utilizando dados de Planos de Trabalho dos Termo de Cooperação e Convênios estabelecidos pela Instituição e com Fundação ou com outras Instituições; Agências de fomento federais e estaduais) e Sistema de Monitoramento (Registro acadêmico de cada Instituição da RFEPCT).
Meta Anual: Não foi estabelecido meta para o indicador.
Recorte de Cálculo: Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi

2.4 Porcentagem de Alunos Provenientes das Ações Afirmativas da Instituição Envolvidos em Projetos de Pesquisa


Porcentagem de Alunos Provenientes das Ações Afirmativas da Instituição Envolvidos em Projetos de Pesquisa
Item Conteúdo
Nome do Indicador: Porcentagem de Alunos Provenientes das Ações Afirmativas da Instituição Envolvidos em Projetos de Pesquisa
Objetivo do Indicador: Este indicador tem como objetivo mensurar a porcentagem de alunos e alunas do nível técnico (integrado, subsequente, concomitante), de graduação, das pós-graduações lato sensu e stricto sensu, provenientes das ações afirmativas da Instituição, envolvidos em projetos de pesquisa básica e aplicada executados no ano anterior.
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa): Positiva
Fórmula do Indicador: \[\ \text{NTAFPP [%]} = \left(\frac{\text{NTAFPP}}{\text{NTAAA}}\right) X 100\]
Glossário de Termos do Indicador: NTAFPP: Número total de alunos (técnico integrado, técnico subsequente, técnico concomitante, graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu), provenientes das ações afirmativas da instituição, envolvidos em projetos de pesquisa (aplicada e básica). NTAAA: Número total de alunos (técnico integrado, técnico subsequente, técnico concomitante, graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu) provenientes de ações afirmativas.
Fonte de Dados: Sistema de Monitoramento (área de Pesquisa institucional, utilizando dados de Planos de Trabalho dos Termo de Cooperação e Convênios estabelecidos pela Instituição e com Fundação ou com outras Instituições; Agências de fomento federais e estaduais) e Sistema de Monitoramento (Registro acadêmico de cada Instituição da RFEPCT).
Meta Anual: Não foi estabelecido meta para o indicador.
Recorte de Cálculo: Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi

2.5 Produção Bibliográfica


Produção Bibliográfica
Item Conteúdo
Nome do Indicador: Produção Bibliográfica
Objetivo do Indicador: Este indicador tem como objetivo quantificar o número de artigos, livros, capítulo de livros e trabalhos de congresso publicados pelos servidores, no ano anterior, como referência.
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa): Positiva
Fórmula do Indicador: \[\ \text{NPB} = \left(NAr + NL + NCL + NC \right)\]
Glossário de Termos do Indicador: NAr: Número total de artigos publicados com fator de impacto (JCR ou Qualis). NL: Número total de livros publicados com registro ISBN ou QUALIS Livros. NCL: Número total de capítulo de livro publicado com registro ISBN ou QUALIS Livros. NC: Número total de trabalhos completos publicados em congressos internacionais, nacionais, regionais e locais.
Fonte de Dados: Plataforma Lattes.
Meta Anual: Não foi estabelecido meta para o indicador.
Recorte de Cálculo: Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi

2.6 Percentual de Investimento Realizado em Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Oriundo de Capital e Custeio


Percentual de Investimento Realizado em Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Oriundo de Capital e Custeio
Item Conteúdo
Nome do Indicador: Percentual de Investimento Realizado em Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Oriundo de Capital e Custeio
Objetivo do Indicador: Este indicador tem como objetivo mensurar o percentual de recurso financeiro investido, oriundo de custeio e capital, para o desenvolvimento de pesquisas aprovadas em editais institucionais, na pós-graduação e no ecossistema de inovação, em relação ao orçamento total de capital e custeio da Instituição.
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa): Positiva
Fórmula do Indicador: \[\ \text{TAFPPI [%]} = \left(\frac{\text{TAFPPI}}{\text{OCC}}\right) X 100\]
Glossário de Termos do Indicador: TAFPPI: Total de aporte financeiro institucional para a pesquisa, a pós-graduação e a inovação. OCC: Orçamento de Capital e Custeio institucional.
Fonte de Dados: Sistema de Monitoramento (área de Pesquisa institucional e Pró-Reitoria de Administração).
Meta Anual: Não foi estabelecido meta para o indicador.
Recorte de Cálculo: Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi

2.7 Quantidade de Ativos de Propriedade Intelectual


Quantidade de Ativos de Propriedade Intelectual
Item Conteúdo
Nome do Indicador: Quantidade de Ativos de Propriedade Intelectual
Objetivo do Indicador: Este indicador tem como objetivo quantificar o total de produtos e processos tecnológicos que geraram depósitos de patentes de inovação ou modelo de utilidade e registros de marca; desenho industrial; cultivar; topografia de circuitos; programa de computador; organismos geneticamente modificados.
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa): Positiva
Fórmula do Indicador: \[\ \text{TPTPI} = \left(PA + M + DI + C + TC + PC + OGM \right)\]
Glossário de Termos do Indicador: PA: Patente de invenção (PI) e de Modelo de Utilidade (PMU). M: Marca. DI: Desenho Industrial. C: Cultivar. TC: Topografia de Circuitos Integrados. PC: Programa de Computador. OGM: Organismos Geneticamente Modificados
Fonte de Dados: INPI, MAPA e CTNBIO.
Meta Anual: Não foi estabelecido meta para o indicador.
Recorte de Cálculo: Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi

2.8 Percentual de Ativos de Propriedade Intelectual Licenciados ou Transferidos em Relação à Totalidade dos Produtos Tecnológicos que Resultaram em Ativos de Propriedade Intelectual


Percentual de Ativos de Propriedade Intelectual Licenciados ou Transferidos em Relação à Totalidade dos Produtos Tecnológicos que Resultaram em Ativos de Propriedade Intelectual
Item Conteúdo
Nome do Indicador: Percentual de Ativos de Propriedade Intelectual Licenciados ou Transferidos em Relação à Totalidade dos Produtos Tecnológicos que Resultaram em Ativos de Propriedade Intelectual
Objetivo do Indicador: Este indicador tem como objetivo mensurar o percentual de ativos de propriedade intelectual licenciados ou transferidos, até o fim do exercício anterior, em relação à totalidade dos produtos tecnológicos institucionais que resultaram em ativos de propriedade intelectual.
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa): Positiva
Fórmula do Indicador: \[\ \text{APILT [%]} = \left(\frac{\text{PTLT}}{\text{TPTI}}\right) X 100\]
Glossário de Termos do Indicador: PTLT: Total de produtos tecnológicos licenciadas ou transferidas até o fim do exercício anterior. TPTI: Total de produtos tecnológicos institucionais que resultaram em ativos de propriedade intelectual.
Fonte de Dados: Sistema de Monitoramento (área de Pesquisa institucional).
Meta Anual: Não foi estabelecido meta para o indicador.
Recorte de Cálculo: Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi

2.9 Quantidade de Acordos e Contratos de Transferência de Tecnologia e/ou Know How para a Sociedade


Quantidade de Acordos e Contratos de Transferência de Tecnologia e/ou Know How para a Sociedade
Item Conteúdo
Nome do Indicador: Quantidade de Acordos e Contratos de Transferência de Tecnologia e/ou Know How para a Sociedade
Objetivo do Indicador: Este indicador tem como objetivo quantificar o total de acordos e contratos que geraram transferência de tecnologia e/ou know how para a comunidade (local, regional e nacional).
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa): Positiva
Fórmula do Indicador: \[\ \text{NACTT} = \left(NTATT + NTCTT \right)\]
Glossário de Termos do Indicador: NTATT: Número total de acordos de transferência de tecnologia e/ou know how. NTCTT: Número total de contratos de transferência de tecnologia e/ou know how.
Fonte de Dados: Diário Oficial da União, Sistema de Monitoramento (área de Pesquisa institucional e Fundação de Apoio).
Meta Anual: Não foi estabelecido meta para o indicador.
Recorte de Cálculo: Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi

2.10 Quantidade de Ambientes Promotores e Habitats de Inovação


Quantidade de Ambientes Promotores e Habitats de Inovação
Item Conteúdo
Nome do Indicador: Quantidade de Ambientes Promotores e Habitats de Inovação
Objetivo do Indicador: Este indicador tem como objetivo quantificar o total de ambientes promotores de inovação (exemplo: parques, polos, cidades inteligentes, distritos de inovação) e habitats de inovação (exemplo: incubadoras, aceleradoras, espaços makers, startups, spin-off, espaço coworking etc.).
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa): Positiva
Fórmula do Indicador: \[\ \text{TAHI} = \left(NAPI + NHI \right)\]
Glossário de Termos do Indicador: NAPI: Número de ambientes promotores de Inovação (exemplo: parques, polos, cidades inteligentes, distritos de inovação). NHI: Número de habitats de inovação (exemplo: incubadoras, aceleradoras, espaços makers, startups, spin-off, espaço coworking etc.)
Fonte de Dados: Sistema de Monitoramento (área de Pesquisa institucional).
Meta Anual: Não foi estabelecido meta para o indicador.
Recorte de Cálculo: Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi

2.11 Número de Empreendimentos Beneficiados pelos Ambientes de Inovação


Número de Empreendimentos Beneficiados pelos Ambientes de Inovação
Item Conteúdo
Nome do Indicador: Número de Empreendimentos Beneficiados pelos Ambientes de Inovação
Objetivo do Indicador: Este indicador tem como objetivo mensurar a totalidade de empreendimentos gerados e/ou atendidos pelos ambientes promotores de inovação (parques, polos, cidades inteligentes, distritos de inovação) e de empreendimentos gerados e/ou atendidos pelos habitats de inovação (incubadoras, aceleradoras, espaços makers, startups, spin-off, espaço coworking).
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa): Positiva
Fórmula do Indicador: \[\ \text{NEAHI} = \left(NEGAPI + NEAAPI + NEGHI + NEAHI \right)\]
Glossário de Termos do Indicador: NEGAPI: Número de instituições e empreendimentos GERADOS pelos ambientes promotores de inovação (exemplo: parques, polos, cidades inteligentes, distritos de inovação). NEAAPI: Número de instituições e empreendimentos ATENDIDOS pelos ambientes promotores de inovação (exemplo: parques, polos, cidades inteligentes, distritos). NEGHI: Número de instituições e empreendimentos GERADOS pelos habitats de inovação (exemplo: incubadoras, aceleradoras, espaços makers, startups, spin-off, espaço coworking etc). NEAHI: Número de instituições e empreendimentos ATENDIDOS pelos habitats de inovação (exemplo: incubadoras, aceleradoras, espaços makers, startups, spin-off, espaço coworking etc).
Fonte de Dados: Sistema de Monitoramento (área de Pesquisa institucional).
Meta Anual: Não foi estabelecido meta para o indicador.
Recorte de Cálculo: Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi

3. Extensão

3.1 Percentual de Recursos Financeiros do Orçamento Anual Público Aplicados em Extensão


Percentual de Recursos Financeiros do Orçamento Anual Público Aplicados em Extensão
Item Conteúdo
Nome do Indicador: Percentual de Recursos Financeiros do Orçamento Anual Público Aplicados em Extensão
Objetivo do Indicador: Mensurar o percentual de recurso financeiro anual destinado para o desenvolvimento de ações de extensão (independentemente da modalidade: Projeto, Programa, Curso, Evento ou Prestação de Serviço).
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa): Positiva
Fórmula do Indicador: \[\ \text{OAE [%]} = \left(\frac{\text{OAE}}{\text{OTI}}\right) X 100\]
Glossário de Termos do Indicador: OAE: valor total do orçamento próprio da instituição (LOA) aplicado em extensão no ano. OTI: Valor total do orçamento da instituição no ano (LOA).
Fonte de Dados: Sistema de Monitoramento (área de Extensão institucional e Pró-Reitoria de Administração)
Meta Anual: Não foi estabelecido meta para o indicador.
Recorte de Cálculo: Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi

3.2 Percentual de Estudantes Envolvidos em Extensão


Percentual de Estudantes Envolvidos em Extensão
Item Conteúdo
Nome do Indicador: Percentual de Estudantes Envolvidos em Extensão
Objetivo do Indicador: Mensurar a porcentagem de estudantes envolvidos em ações de extensão, independente da modalidade (Projeto, Programa, Evento, Curso e Prestação de Serviço).
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa): Positiva
Fórmula do Indicador: \[\ \text{NEE [%]} = \left(\frac{\text{NEE}}{\text{NTE}}\right) X 100\]
Glossário de Termos do Indicador: NEE: Quantidade de estudantes (CPF) atuando em equipes executoras de ações de extensão em execução no ano. NTE: Quantidade total de estudantes (CPF) no ano.
Fonte de Dados: Sistema de Monitoramento (área de Extensão institucional e Pró-Reitoria de Ensino).
Meta Anual: Não foi estabelecido meta para o indicador.
Recorte de Cálculo: Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi

3.3 Percentual de Servidores Envolvidos em Ações de Extensão


Percentual de Servidores Envolvidos em Ações de Extensão
Item Conteúdo
Nome do Indicador: Percentual de Servidores Envolvidos em Ações de Extensão
Objetivo do Indicador: Mensurar a porcentagem de servidores(as) envolvidos em ações de extensão, independentemente da modalidade (Projeto, Programa, Curso, Evento ou Prestação de Serviço) e do tipo de participação na equipe executora (membro, orientação, coordenação ou coorientação).
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa): Postiva
Fórmula do Indicador: \[\ \text{NSE [%]} = \left(\frac{\text{NDE + NTE}}{\text{NTS}}\right) X 100\]
Glossário de Termos do Indicador: NDE: Número de Docentes envolvidos em ações de extensão no ano. NTE: Número de Técnico-Administrativos em Educação envolvidos em ações de extensão no ano. NTS: Quantidade total de servidores docentes e Técnico Administrativos em Educação.
Fonte de Dados: Sistema Monitoramento (área de Extensão Institucional e Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas).
Meta Anual: Não foi estabelecido meta para o indicador.
Recorte de Cálculo: Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi

3.4 Quantidade de Pessoas Atendidas pelas Ações de Extensão


Quantidade de Pessoas Atendidas pelas Ações de Extensão
Item Conteúdo
Nome do Indicador: Quantidade de Pessoas Atendidas pelas Ações de Extensão
Objetivo do Indicador: Mensurar a quantidade de pessoas atendidas por ações de extensão, independentemente da modalidade (Projeto, Programa, Curso, Evento ou Prestação de Serviço), e se foi de forma direta ou indireta.
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa): Positiva
Fórmula do Indicador: \[\ \text{PAAE} = \left(NAPP + NACE + NAPS \right)\]
Glossário de Termos do Indicador: NAPP: Número de pessoas Atendidas por Programas e Projetos. NACE: Número de pessoas Atendidas por Cursos e Eventos. NAPS: Número de pessoas Atendidas por Prestações de Serviços.
Fonte de Dados: Sistema de Monitoramento (área de Extensão institucional).
Meta Anual: Não foi estabelecido meta para o indicador.
Recorte de Cálculo: Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi

3.5 Percentual de Ações de Extensão Destinadas à Inclusão de População Vulnerável


Percentual de Ações de Extensão Destinadas à Inclusão de População Vulnerável
Item Conteúdo
Nome do Indicador: Percentual de Ações de Extensão Destinadas à Inclusão de População Vulnerável
Objetivo do Indicador: Mensurar a porcentagem de ações de extensão (independentemente da modalidade: Projeto, Programa, Curso, Evento ou Prestação de Serviço) relacionadas à inclusão de população vulnerável.
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa): Positiva
Fórmula do Indicador: \[\ \text{AEV [%]} = \left(\frac{\text{NAVS}}{\text{NAE}}\right) X 100\]
Glossário de Termos do Indicador: NAVS: Quantidade de ações de extensão, em execução no ano, dirigidas à população em vulnerabilidade social. NAE: Quantidade total de ações de extensão em execução no ano.
Fonte de Dados: Sistema de Monitoramento (área de Extensão institucional).
Meta Anual: Não foi estabelecido meta para o indicador.
Recorte de Cálculo: Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi

3.6 Percentual de Ações de Extensão com Parcerias Institucionais Vigentes


Percentual de Ações de Extensão Com Parcerias Institucionais Vigentes
Item Conteúdo
Nome do Indicador: Percentual de Ações de Extensão Com Parcerias Institucionais Vigentes
Objetivo do Indicador: Mensurar a porcentagem de ações de extensão (independentemente da modalidade: Projeto, Programa, Curso, Evento ou Prestação de Serviço) executadas no âmbito de convênios, contratos e acordos institucionais.
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa): Positiva
Fórmula do Indicador: \[\ \text{AEP [%]} = \left(\frac{\text{NACCA}}{\text{NAE}}\right) X 100\]
Glossário de Termos do Indicador: NACCA: Quantidade de ações de extensão executadas no âmbito de convênios, contratos e acordos vigentes no ano. NAE: Quantidade total de ações de extensão em execução no ano.
Fonte de Dados: Sistema de Monitoramento (área de Extensão institucional e Setor de Relações Interinstitucionais).
Meta Anual: Não foi estabelecido meta para o indicador.
Recorte de Cálculo: Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi

IV - Conclusão


No presente relatório realizou-se a apresentação de um conjunto mínimo de indicadores que, acredita-se, são essenciais para abarcar as dimensões de ensino, pesquisa e extensão no que tange ao planejamento estratégico da instituição.

Conforme já exposto, buscou-se incluir tais indicadores com base em critérios objetivos que dão maturidade e relevância a estes. Alguns indicadores (pesquisa e extensão) foram recentemente definidos pelo Ministério da Educação e, por este motivo, ainda não foram calculados em nenhuma base institucional, o que impediu a definição de uma meta a priori em parâmetros como os utilizados para os indicadores de ensino. Contudo, espera-se que ao longo do processo de elaboração do PDI esta tarefa possa ser superada.

Por fim, cabe destacar que esta lista de indicadores não tem o intuito de esgotar o tema, mas de apenas fornecer um ponta pé inicial, estabelecendo parâmetros que dão forma ao processo de desenvolvimento de todos os indicadores que irão compor o PDI do IFB.