I - Introdução
Este relatório foi concebido como parte do processo de elaboração do
novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFB. Seu intuito é
o de realizar um estudo que defina parâmetros de construção de um
indicador e sugira um conjunto mínimo de indicadores que devam estar
presentes no documento.
Com esses dois propósitos em mente, busca-se a construção de
indicadores úteis no plano estratégico da instituição, que sinalizem
fragilidades e forças de forma acurada, capazes de balizar o trajeto a
ser trilhado ao longo do período de vigência do próximo PDI.
Neste contexto, o presente relatório está divido em três seções além
desta introdução. Na seção 2 apresenta-se um modelo de ficha técnica
para a construção de um indicador, na seção 3 é mostrado um conjunto de
indicadores que, acredita-se, são um bom ponto de partida para abarcarem
aspectos do Ensino, Pesquisa e Extensão. Na seção 4 é feita a conclusão
do documento com alguns apontamentos para os trabalhos futuros de
desenvolvimento de indicadores institucionais no IFB.
II - Ficha técnica de um indicador
Para a construção dos indicadores, sugere-se que a seguinte ficha
técnica seja preenchida:
- Nome do Indicador;
- Objetivo do Indicador;
- Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa);
- Fórmula do Indicador;
- Glossário de Termos do Indicador;
- Fonte de Dados;
- Meta Anual;
- Recorte de Cálculo.
A seguir detalha-se cada um dos itens que compõem a ficha
técnica:
Nome do Indicador: Item destinado a informar o
título do indicador. O título deve ser o mais conciso possível e
refletir o objetivo do indicador.
Objetivo do Indicador: Item destinado a informar o
objetivo do indicador. O objetivo deve informar qual o intuito do
indicador, o que ele deseja medir e a qual propósito ele serve.
Polaridade do Indicador: Item destinado a informar a
polaridade do indicador. Neste item deve ser informado se o indicador
possui polaridade positiva, quanto maior melhor, ou polaridade negativa,
quanto menor melhor.
Fórmula de Cálculo do Indicador: Item destinado a
informar a fórmula matemática de cálculo do indicador. A fórmula de
cálculo deve ser precisa e incluir todas as variáveis necessárias ao
cálculo do indicador.
Glossário de Termos do Indicador: Item destinado a
informar o significado de cada termo que compõe o indicador. Este item
deve expor de forma clara e didática o quer quer dizer cada item
necessário ao cálculo do indicador, de modo que qualquer leitor possa
compreender as variáveis que constituem o indicador.
Fonte de Dados: Item destinado a informar a fonte de
dados do indicador. Todo indicador deve ter sua fonte de dados descrita,
de modo que qualquer pessoa de posse da fórmula de cálculo, do glossário
de termos e dos dados possa reproduzir os resultados do indicador. Todo
indicador deve ser reproduzível.
Meta Anual: Item destinado a informar as metas
anuais de cada indicador. A meta são os valores que se deseja que os
indicadores atinjam. A meta deve ser específica, mensurável, atingível,
relevante e temporal.
Recorte de Cálculo: Item destinado a informar o
espectro de cálculo do indicador. Este item deve conter a informação dos
extratos de cálculo do indicador conforme as seguintes categorias:
- indicador será calculado somente para o IFB;
- indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus
campi;
- indicador será calculado para o IFB, cada um de seus campi e
reitoria;
- indicador será calculado somente para os campi.
A Tabela 1 apresenta a ficha técnica preenchida com
um exemplo, para auxiliar o leitor na compreensão prática deste
instrumento.
Tabela 1: Ficha Técnica de Indicadores
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Item
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Conteúdo
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Nome do Indicador:
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Percentual de Matrículas Equivalentes em Cursos Técnicos
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Objetivo do Indicador:
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Este indicador mede o percentual de matrículas equivalentes vinculadas a
Cursos Técnicos.
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Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa):
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Positiva
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Fórmula do Indicador:
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\[\ \text{MeqCT [%]} =
\left(\frac{\text{MeqCT}}{\text{Meq}}\right) X 100\]
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Glossário de Termos do Indicador:
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MeqCT: quantidade de matrículas em Cursos Técnicos que estiveram ativas
em pelo menos um dia no ano de referência, ponderada pelos fatores de
equivalência previstos. Meq: quantidade de matrículas que estiveram
ativas em pelo menos um dia no ano de referência, ponderada pelos
fatores de equivalência previstos.
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Fonte de Dados:
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PNP (SISTEC / Revalide)
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Meta Anual:
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50% em todos os anos de vigência do PDI.
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Recorte de Cálculo:
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Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi
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III - Conjunto de indicadores mínimos sugeridos
Nesta seção apresenta-se um conjunto mínimo de indicadores sugeridos
para compor o PDI do IFB, no monitoramento de seu planejamento
estratégico. Os indicadores foram selecionados segundo os seguintes
critérios:
- Base de dados sólida e disponibilizada por sistemas oficiais do
Governo Federal;
- Metas estabelecidas em Lei;
- Possibilidade de estabelecer metas à partir de benchmarking em
outros Institutos Federais;
- Fórmulas de cálculo definidas em manuais oficiais do Governo
Federal;
- Glossário de Termos definidos em manuais oficiais do Governo
Federal;
- Possibilidade de o indicador compor a metodologia de divisão da
matriz orçamentária da Rede Federal, conforme definição do Conselho
Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional,
Científica e Tecnológica (Conif).
1. Ensino
1.1 Percentual de Matrículas Equivalentes em Cursos Técnicos
Percentual de Matrículas Equivalentes em Cursos Técnicos
|
Item
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Conteúdo
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Nome do Indicador:
|
Percentual de Matrículas Equivalentes em Cursos Técnicos
|
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Objetivo do Indicador:
|
Este indicador mede o percentual de matrículas equivalentes vinculadas a
Cursos Técnicos.
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Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa):
|
Positiva
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Fórmula do Indicador:
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\[\ \text{MeqCT [%]} =
\left(\frac{\text{MeqCT}}{\text{Meq}}\right) X 100\]
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Glossário de Termos do Indicador:
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MeqCT: quantidade de matrículas em Cursos Técnicos que estiveram ativas
em pelo menos um dia no ano de referência, ponderada pelos fatores de
equivalência previstos. Meq: quantidade de matrículas que estiveram
ativas em pelo menos um dia no ano de referência, ponderada pelos
fatores de equivalência previstos.
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Fonte de Dados:
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PNP (SISTEC / Revalide)
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Meta Anual:
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Mínimo de 50% - Art. 8º da Lei 11.892/2.008 em todos os anos de vigência
do PDI.
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Recorte de Cálculo:
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Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi
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Meta ano a ano PDI 2024-2030
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Meta
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Valor
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Meta 2024
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50%
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Meta 2025
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50%
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Meta 2026
|
50%
|
|
Meta 2027
|
50%
|
|
Meta 2028
|
50%
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Meta 2029
|
50%
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Meta 2030
|
50%
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1.3 Percentual de Matrículas Equivalente em Educação de Jovens e
Adultos
Percentual de Matrículas Equivalente em Educação de Jovens e Adultos
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Item
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Conteúdo
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Nome do Indicador:
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Percentual de Matrículas Equivalente em Educação de Jovens e Adultos
|
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Objetivo do Indicador:
|
Este indicador mede o percentual de matrículas equivalentes na
modalidade EJA, tanto nos cursos de Formação Inicial e Continuada de
Trabalhadores (FIC) quanto nos cursos de educação profissional técnica
de nível médio contemplados no programa nacional de integração da
educação profissional com a educação básica na modalidade EJA.
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Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa):
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Positiva
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Fórmula do Indicador:
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\[\ \text{MeqEJA [%]} =
\left(\frac{\text{MeqEJA}}{\text{Meq}}\right) X 100\]
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Glossário de Termos do Indicador:
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MeqEJA: quantidade de matrículas em Curso FIC ou técnico integrado
contemplado pelo programa EJA que estiveram ativas por pelo menos um dia
no ano de referência, ponderada pelos fatores de equivalência previstos.
Meq: quantidade de matrículas que estiveram ativas em pelo menos um dia
no ano de referência, ponderada pelos fatores de equivalência previstos.
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Fonte de Dados:
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PNP (SISTEC / Revalide)
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Meta Anual:
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Mínimo de 10% - §1º do Art. 2º do Decreto 5.840/2.006 em todos os anos
de vigência do PDI.
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Recorte de Cálculo:
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Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi
|
Meta ano a ano PDI 2024-2030
|
Meta
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Valor
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Meta 2024
|
10%
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Meta 2025
|
10%
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|
Meta 2026
|
10%
|
|
Meta 2027
|
10%
|
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Meta 2028
|
10%
|
|
Meta 2029
|
10%
|
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Meta 2030
|
10%
|
1.4 Índice de Eficiência Acadêmica
Índice de Eficiência Acadêmica
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Item
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Conteúdo
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Nome do Indicador:
|
Índice de Eficiência Acadêmica
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Objetivo do Indicador:
|
Este indicador mede o percentual de alunos que concluíram o curso com
êxito dentro do período previsto (+1 ano), acrescido de um percentual
(projeção) dos alunos retidos no ano de referência que poderão concluir
o curso. São considerados apenas os alunos matriculados em ciclos de
matrícula com término previsto para o ano anterior ao Ano de Referência,
sendo que para este cálculo é empregado o conceito de matrícula e não de
matrícula equivalente.
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Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa):
|
Positiva
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Fórmula do Indicador:
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\[\ \text{IEA [%]} = CCiclo +
\left[(\frac{\text{CCiclo}}{\text{Cciclo + EvCiclo}}) X RCiclo\right] X
100\]
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Glossário de Termos do Indicador:
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CCiclo (%): percentual de CONCLUINTES, em relação às matrículas
vinculadas aos ciclos concluídos no ano anterior ao ano de referência.
EvCiclo (%): percentual de EVADIDOS, em relação às matrículas vinculadas
aos ciclos concluídos no ano anterior ao ano de referência. RCiclo (%):
percentual de matriculados que são classificados como RETIDOS por terem
ultrapassado o período previsto para integralização do curso (acrescido
de um ano) em relação às matrículas vinculadas aos ciclos concluídos no
anterior ao Ano de referência.
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Fonte de Dados:
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PNP (SISTEC / Revalide)
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Meta Anual:
|
39,72% no primeiro ano, com acréscimo de 1,2% a cada ano, atingindo o
valor de 46,92% ao final de 7 anos.
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Recorte de Cálculo:
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Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi
|
A meta para o indicador de Eficiência Acadêmica foi estipulada à
partir da série histórica, de 2017 a 2021, desse indicador para o
Centro-Oeste e o IFB na Plataforma Nilo Peçanha. De posse destes dados,
calculou-se a média histórica do IFB, a qual foi de 38,52%. Após isso,
extraiu-se o valor máximo registrado para o indicador no centro-oeste
nesse período, o qual foi de 46,92%. Em seguida, calculou-se a diferença
entre o valor máximo registrado no centro-oeste e a média da série
histórica do IFB e dividiu-se por sete (período de vigência do PDI em
anos). Desta forma, foi estipulado a média da série histórica do IFB
mais 1,2% como meta inicial e o incremento de 1,2% ao ano, durante o
período de sete anos.
Em termos matemáticos:
\[\ \text{Meta} = \left(\frac{\text{IEA
Máximo CO - Média IEA IFB}}{\text{Período de Vigência PDI}}\right) =
\left(\frac{\text{46,92% - 38,52%}}{\text{7}}\right) = \text{1,2%}
\]
Meta ano a ano PDI 2024-2030
|
Meta
|
Valor
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Meta 2024
|
39,72%
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|
Meta 2025
|
40,92%
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|
Meta 2026
|
42,12%
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|
Meta 2027
|
43,32%
|
|
Meta 2028
|
44,52%
|
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Meta 2029
|
45,72%
|
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Meta 2030
|
46,92%
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1.5 Matrículas por Professor - RAP
Matrículas por Professor - RAP
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Item
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Conteúdo
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Nome do Indicador:
|
Matrículas por Professor
|
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Objetivo do Indicador:
|
Este indicador mede a relação entre a quantidade de matrículas
equivalentes e a quantidade de docentes efetivos ponderados pelo tipo de
Regime de Trabalho. Em que pese as grandezas empregadas no cálculo, será
mantido o acrônimo “RAP – Relação Aluno Professor” por entender que tal
nomenclatura já está consagrada em toda a Rede Federal.
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Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa):
|
Positiva
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Fórmula do Indicador:
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\[\ \text{RAP} = \frac{\text{(MeqCG X FCG) +
MeqDC}}{\text{DEq}} \]
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Glossário de Termos do Indicador:
|
MeqCG: quantidade de matrículas que estiveram ativas em pelo menos um
dia no ano de referência em Cursos de Graduação, ponderada pelos fatores
de equivalência previstos. MeqDC: quantidade de matrículas que estiveram
ativas em pelo menos um dia no ano de referência em todos os cursos,
exceto os Cursos de Graduação, ponderada pelos fatores de equivalência
previstos. FCG: Considerando que a meta prevista na legislação é de 18
alunos por professor para os cursos de graduação e 20 alunos por
professor para cursos técnicos, e considerando que são os mesmos
Docentes que atuam nos dois níveis, foi necessário estabelecer um
ponderador que permitisse a soma das variáveis para que se empregasse
apenas a meta 20. FCG = 20/18 = 1,111. DEq: Quantidade professores
efetivos que atuam no Regime de Trabalho (RT) 20h multiplicado por 0,5,
somado à quantidade de professores efetivos que atuam nos RT 40h e RDE.
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|
Fonte de Dados:
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PNP (SISTEC / Revalide)
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Meta Anual:
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20 - estratégias 11.11 e 12.3 previstas na Lei 13.005/2014.
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Recorte de Cálculo:
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Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi
|
Meta ano a ano PDI 2024-2030
|
Meta
|
Valor
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Meta 2024
|
20
|
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Meta 2025
|
20
|
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Meta 2026
|
20
|
|
Meta 2027
|
20
|
|
Meta 2028
|
20
|
|
Meta 2029
|
20
|
|
Meta 2030
|
20
|
1.6 Taxa de Evasão Anual
Taxa de Evasão Anual
|
Item
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Conteúdo
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Nome do Indicador:
|
Taxa de Evasão Anual
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Objetivo do Indicador:
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Este indicador mede o percentual de matriculas que perderam o vínculo
com a instituição no ano de referência sem a conclusão do curso em
relação ao total de matriculas. Para este cálculo é empregado o conceito
de matrícula e não de matrícula equivalente.
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Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa):
|
Negativa
|
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Fórmula do Indicador:
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\[\ \text{Ev [%]} =
\left(\frac{\text{Ev}}{\text{M}}\right) X 100\]
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Glossário de Termos do Indicador:
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Ev: alunos que perderam vínculo com a instituição antes da conclusão do
curso. M: Soma de todos os alunos que estiveram com matrícula ativa em
pelo menos um dia no ano de referência.
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Fonte de Dados:
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PNP (SISTEC / Revalide)
|
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Meta Anual:
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21,47% no primeiro ano, com decréscimo de 1,19% a cada ano, atingindo o
valor de 14,33% ao final de 7 anos.
|
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Recorte de Cálculo:
|
Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi
|
A meta para o indicador de Taxa de Evasão foi estipulada à partir da
série histórica, de 2017 a 2021, desse indicador para o Centro-Oeste e o
IFB na Plataforma Nilo Peçanha. De posse destes dados, calculou-se a
média histórica do IFB, a qual foi de 22,66%. Após isso, extraiu-se o
valor mínimo registrado para o indicador no centro-oeste nesse período,
o qual foi de 14,35%. Em seguida, calculou-se a diferença entre a média
da série histórica do IFB e o valor mínimo registrado no centro-oeste e
dividiu-se por sete (período de vigência do PDI em anos). Desta forma,
foi estipulado a média da série histórica do IFB menos 1,19% como meta
inicial e o decréscimo de 1,19% ao ano, durante o período de sete
anos.
Em termos matemáticos:
\[\ \text{Meta} = \left(\frac{\text{Média
Ev IFB - Ev Mínima CO}}{\text{Período de Vigência PDI}}\right) =
\left(\frac{\text{22,66% - 14,35%}}{\text{7}}\right) = \text{1,34%}
\]
Meta ano a ano PDI 2024-2030
|
Meta
|
Valor
|
|
Meta 2024
|
21,47%
|
|
Meta 2025
|
20,28%
|
|
Meta 2026
|
19,09%
|
|
Meta 2027
|
17,90%
|
|
Meta 2028
|
16,71%
|
|
Meta 2029
|
15,52%
|
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Meta 2030
|
14,33%
|
1.7 Índice de Verticalização
Índice de Verticalização
|
Item
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Conteúdo
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Nome do Indicador:
|
Índice de Verticalização
|
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Objetivo do Indicador:
|
Este indicador busca verificar a condição de verticalização dos cursos
oferecidos por uma mesma unidade acadêmica em um mesmo eixo tecnológico,
considerando vagas de ingresso ofertadas em 04 categorias possíveis:
Curso de Qualificação Profissional (QP); Curso Técnico (CT); Curso de
Graduação (CG) e Curso de Pós-Graduação (PG).
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Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa):
|
Positiva
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Fórmula do Indicador:
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\[\ \text{IV} =
\left[\left(\frac{\text{VQP}}{\text{VCT}}\right) X 0,397\right] +
\left[\left(\frac{\text{VCT}}{\text{VCG}}\right) X 0,365\right] +
\left[\left(\frac{\text{VCG}}{\text{VPG}}\right) X 0,095\right] +
\left[\left(\frac{\text{VCT}}{\text{VPG}}\right) X 0,089\right] +
\left[\left(\frac{\text{VQP}}{\text{VCG}}\right) X 0,028\right] +
\left[\left(\frac{\text{VQP}}{\text{VCG}}\right) X 0,026\right]\]
|
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Glossário de Termos do Indicador:
|
VQP: Total de Vagas de Ingresso ofertadas em cursos de Qualificação
Profissional. VCT: Total de Vagas de Ingresso ofertadas em cursos
Técnicos, considerando os cursos Integrados, Subsequentes e
Concomitantes. VCG: Total de Vagas de Ingresso ofertadas em cursos de
Graduação, considerando os cursos de Graduação Tecnológica, Bacharelados
e Licenciaturas. VPG: Total de Vagas de Ingresso ofertadas em cursos de
Pós-Graduação, considerando cursos de Especialização, Mestrados e
Doutorados.
|
|
Fonte de Dados:
|
PNP (SISTEC / Revalide)
|
|
Meta Anual:
|
15,92 no primeiro ano, com acréscimo de 0,37 a cada ano, atingindo o
valor de 18,14 ao final de 7 anos.
|
|
Recorte de Cálculo:
|
Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi
|
A meta para o indicador de Índice de Verticalização foi estipulada à
partir da série histórica, de 2017 a 2021, desse indicador para o
Centro-Oeste e o IFB na Plataforma Nilo Peçanha. De posse destes dados,
calculou-se a média histórica do IFB, a qual foi de 15,55. Após isso,
extraiu-se o valor máximo registrado para o indicador no centro-oeste
nesse período, o qual foi de 18,11. Em seguida, calculou-se a diferença
entre o valor máximo registrado no centro-oeste e a média da série
histórica do IFB e dividiu-se por sete (período de vigência do PDI em
anos). Desta forma, foi estipulado a média da série histórica do IFB
mais 0,37 como meta inicial e o acréscimo de 0,37 ao ano, durante o
período de sete anos.
Em termos matemáticos:
\[\ \text{Meta} = \left(\frac{\text{IV
Máximo CO - Média IV IFB}}{\text{Período de Vigência PDI}}\right) =
\left(\frac{\text{18,11 - 15,55}}{\text{7}}\right) = \text{0,37}
\]
Meta ano a ano PDI 2024-2030
|
Meta
|
Valor
|
|
Meta 2024
|
15,92
|
|
Meta 2025
|
16,29
|
|
Meta 2026
|
16,66
|
|
Meta 2027
|
17,03
|
|
Meta 2028
|
17,40
|
|
Meta 2029
|
17,77
|
|
Meta 2030
|
18,14
|
1.8 Taxa de Ocupação
Taxa de Ocupação
|
Item
|
Conteúdo
|
|
Nome do Indicador:
|
Taxa de Ocupação
|
|
Objetivo do Indicador:
|
Este indicador mede o percentual de vagas ocupadas no ano de referência
em relação às vagas disponibilizadas em cada tipo de curso,
excetuando-se os cursos de Qualificação Profissional.
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Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa):
|
Positiva
|
|
Fórmula do Indicador:
|
\[\ \text{TO [%]} = \frac{\text{M}}{\text{V
Ciclos DNE}}\]
|
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Glossário de Termos do Indicador:
|
M: quantidade de matrículas. V Ciclos DNE: quantidade de vagas de
ingresso ofertadas nos ciclos de matrículas com data não expirada.
|
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Fonte de Dados:
|
PNP (SISTEC / Revalide)
|
|
Meta Anual:
|
101.76% no primeiro ano, com acréscimo de 1,54% a cada ano, atingindo o
valor de 111,00% ao final de 7 anos.
|
|
Recorte de Cálculo:
|
Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi
|
A meta para o indicador de Taxa de Ocupação foi estipulada à partir
da série histórica, de 2017 a 2021, desse indicador para o Centro-Oeste
e o IFB na Plataforma Nilo Peçanha. De posse destes dados, calculou-se a
média histórica do IFB, a qual foi de 100,22%. Após isso, extraiu-se o
valor máximo registrado para o indicador no centro-oeste nesse período,
o qual foi de 110,97%. Em seguida, calculou-se a diferença entre o valor
máximo registrado no centro-oeste e a média da série histórica do IFB e
dividiu-se por sete (período de vigência do PDI em anos). Desta forma,
foi estipulado a média da série histórica do IFB mais 1,54% como meta
inicial e o acréscimo de 1,54% ao ano, durante o período de sete
anos.
Em termos matemáticos:
\[\ \text{Meta} = \left(\frac{\text{TO
Máximo CO - Média TO IFB}}{\text{Período de Vigência PDI}}\right) =
\left(\frac{\text{110,97% - 100,22%}}{\text{7}}\right) = \text{1,54%}
\]
Meta ano a ano PDI 2024-2030
|
Meta
|
Valor
|
|
Meta 2024
|
101,76%
|
|
Meta 2025
|
103,30%
|
|
Meta 2026
|
104,84%
|
|
Meta 2027
|
106,38%
|
|
Meta 2028
|
107,92%
|
|
Meta 2029
|
109,46%
|
|
Meta 2030
|
111,00%
|
1.9 Índice de Titulação do Corpo Docente
Índice de Titulação do Corpo Docente
|
Item
|
Conteúdo
|
|
Nome do Indicador:
|
Índice de Titulação do Corpo Docente
|
|
Objetivo do Indicador:
|
Este indicador mede a titulação média dos professores efetivos da Rede
Federal.
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Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa):
|
Positiva
|
|
Fórmula do Indicador:
|
\[\ \text{ITCD} = \frac{\text{[(DG) + (DA X
2) + (DE X 3) + (DM X 4) + (DD X 5)]}}{\text{TDE}}\]
|
|
Glossário de Termos do Indicador:
|
[(DG)+(DA x 2)+(DE x 3)+(DM x 4)+(DD x 5): Quantidade de Docentes
efetivos Graduados (DG) multiplicado pelo “peso” 1, somado à quantidade
de Docentes efetivos Aperfeiçoados (DA) multiplicado pelo “peso” 2,
somado à quantidade Docentes efetivos Especialistas (DE) multiplicado
pelo “peso” 3, somado à quantidade Docentes efetivos Mestres (DM)
multiplicado pelo “peso” 4, somado à quantidade Docentes efetivos
Doutores (DD) multiplicado pelo “peso” 5. TDE: Quantidade total de
professores efetivos afastados ou não.
|
|
Fonte de Dados:
|
PNP (SISTEC / Revalide)
|
|
Meta Anual:
|
4,4 no primeiro ano, com acréscimo de 0,1 a cada ano, atingindo o valor
de 5 ao final de 7 anos.
|
|
Recorte de Cálculo:
|
Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi
|
Como se depreende do gráfico da série histórica do Índice de
Titulação do Corpo Docente, o IFB já alcançou a meta estipulada em lei,
que é de 3,6 conforme Meta 13 prevista na Lei 13.005/2014 e já alcançou
também o valor máximo da série histórica para o Centro-Oeste, que foi de
4,3. Nesse sentido, a meta anual foi estipulada para o alcance do valor
máximo do indicador, que é de 5. Desta forma, calculou-se a diferença
entre o valor máximo do índice e o valor registrado pelo IFB. Em
seguida, dividiu-se este valor por sete (período de vigência do PDI em
anos). Nesse sentido, foi estipulado o valor de 4,3 (índice atual do
IFB) mais 0,1 como meta inicial e o acréscimo de 0,1 ao ano, durante o
período de sete anos.
Em termos matemáticos:
\[\ \text{Meta} = \left(\frac{\text{ITCD
Máximo - ITCD Atual IFB}}{\text{Período de Vigência PDI}}\right) =
\left(\frac{\text{5 - 4,3}}{\text{7}}\right) = \text{0,1}
\]
Meta ano a ano PDI 2024-2030
|
Meta
|
Valor
|
|
Meta 2024
|
4,4
|
|
Meta 2025
|
4,5
|
|
Meta 2026
|
4,6
|
|
Meta 2027
|
4,7
|
|
Meta 2028
|
4,8
|
|
Meta 2029
|
4,9
|
|
Meta 2030
|
5,0
|
1.10 Percentual de Oferta de Vagas de Graduação Noturnas
Percentual de Oferta de Vagas de Graduação Noturnas
|
Item
|
Conteúdo
|
|
Nome do Indicador:
|
Percentual de Oferta de Vagas de Graduação Noturnas
|
|
Objetivo do Indicador:
|
Este indicador mede o percentual de vagas de ingresso oferecidas nos
cursos de graduação presencial para o turno noturno, em relação ao total
de vagas de ingresso oferecidas nos cursos de graduação presencial.
|
|
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa):
|
Positiva
|
|
Fórmula do Indicador:
|
\[\ \text{OVGN [%]}
= \frac{\text{VGNP}}{\text{VGP}}\]
|
|
Glossário de Termos do Indicador:
|
VGNP: Total de vagas de ingresso oferecidas no ano de referência para
cursos de Graduação na modalidade presencial no turno noturno. VGP:
Total de vagas de ingresso oferecidas no ano de referência para cursos
de Graduação na modalidade presencial.
|
|
Fonte de Dados:
|
PNP (SISTEC / Revalide)
|
|
Meta Anual:
|
46,58% no primeiro ano, com acréscimo de 1,72% a cada ano, atingindo o
valor de 56,90% ao final de 7 anos.
|
|
Recorte de Cálculo:
|
Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi
|
A meta para o indicador de Percentual de Oferta de Vagas de Graduação
Noturnas foi estipulada à partir da série histórica, de 2017 a 2021,
desse indicador para o Centro-Oeste e o IFB na Plataforma Nilo Peçanha.
De posse destes dados, calculou-se a média histórica do IFB, a qual foi
de 44,86%. Após isso, extraiu-se o valor máximo registrado para o
indicador no centro-oeste nesse período, o qual foi de 56.92%. Em
seguida, calculou-se a diferença entre o valor máximo registrado no
centro-oeste e a média da série histórica do IFB e dividiu-se por sete
(período de vigência do PDI em anos). Desta forma, foi estipulado a
média da série histórica do IFB mais 1,72% como meta inicial e o
acréscimo de 1,72% ao ano, durante o período de sete anos.
Em termos matemáticos:
\[\ \text{Meta} = \left(\frac{\text{OVGN
Máximo CO - Média OVGN IFB}}{\text{Período de Vigência PDI}}\right) =
\left(\frac{\text{56,92% - 44,86%}}{\text{7}}\right) = \text{1,72%}
\]
Meta ano a ano PDI 2024-2030
|
Meta
|
Valor
|
|
Meta 2024
|
46,58%
|
|
Meta 2025
|
48,30%
|
|
Meta 2026
|
50,02%
|
|
Meta 2027
|
51.74%
|
|
Meta 2028
|
53,46%
|
|
Meta 2029
|
55,18%
|
|
Meta 2030
|
56,90%
|
2. Pesquisa
2.1 Porcentagem de Projetos de Pesquisa Aplicada
Porcentagem de Projetos de Pesquisa Aplicada
|
Item
|
Conteúdo
|
|
Nome do Indicador:
|
Porcentagem de Projetos de Pesquisa Aplicada
|
|
Objetivo do Indicador:
|
Este indicador tem como objetivo mensurar a porcentagem de projetos de
pesquisa aplicada, desenvolvidos pela Rede Federal de Educação
Profissional e Tecnológica, como pressupõe o inciso VIII do Art. 6° da
Lei 11892, que especifica, como finalidade e característica dos
Institutos Federais, “realizar e estimular a pesquisa aplicada, a
produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o
desenvolvimento científico e tecnológico”.
|
|
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa):
|
Positiva
|
|
Fórmula do Indicador:
|
\[\ \text{PPA [%]}
= \left(\frac{\text{NPPA}}{\text{NPPB + NPPA}}\right) X 100\]
|
|
Glossário de Termos do Indicador:
|
NPPB: Número de projetos de pesquisa básica. NPPA: Número de projetos de
pesquisa aplicada.
|
|
Fonte de Dados:
|
Sistema de Monitoramento (área de Pesquisa institucional, utilizando
dados de Termo de cooperação e Convênios estabelecidos pela Instituição
e com Fundação; Plataforma Sucupira; Agências de fomento federais e
estaduais).
|
|
Meta Anual:
|
Não foi estabelecido meta para o indicador.
|
|
Recorte de Cálculo:
|
Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi
|
2.2 Porcentagem de Servidores Desenvolvendo Projetos de
Pesquisa
Porcentagem de Servidores Desenvolvendo Projetos de Pesquisa
|
Item
|
Conteúdo
|
|
Nome do Indicador:
|
Porcentagem de Servidores Desenvolvendo Projetos de Pesquisa
|
|
Objetivo do Indicador:
|
Este indicador tem como objetivo mensurar a porcentagem de servidores e
servidoras envolvidos em projetos de pesquisa (aplicada e básica), seja
como coordenador, orientador, coorientador ou membro da equipe de
projeto registrado. A participação do servidor em projetos deverá ser
contabilizada uma única vez, independente do quantitativo de projetos
que ele participe.
|
|
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa):
|
Positiva
|
|
Fórmula do Indicador:
|
\[\ \text{NS [%]}
= \left(\frac{\text{NSPP}}{\text{NS}}\right) X 100\]
|
|
Glossário de Termos do Indicador:
|
NSPP: Número total de servidores envolvidos em projetos de pesquisa
(aplicada e básica). NS: Número total de servidores da instituição.
|
|
Fonte de Dados:
|
Sistema de Monitoramento (área de Pesquisa institucional, utilizando
dados de Planos de Trabalho dos Termo de Cooperação e Convênios
estabelecidos pela Instituição e com Fundação ou com outras
Instituições; Agências de fomento federais e estaduais) e Sistema de
Monitoramento (área de Gestão de Pessoas institucional de cada
Instituição da RFEPCT).
|
|
Meta Anual:
|
Não foi estabelecido meta para o indicador.
|
|
Recorte de Cálculo:
|
Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi
|
2.3 Porcentagem de Alunos da Instituição Envolvidos em Projetos de
Pesquisa
Porcentagem de Alunos da Instituição Envolvidos em Projetos de Pesquisa
|
Item
|
Conteúdo
|
|
Nome do Indicador:
|
Porcentagem de Alunos da Instituição Envolvidos em Projetos de Pesquisa
|
|
Objetivo do Indicador:
|
Este indicador tem como objetivo mensurar a porcentagem de alunos e
alunas do nível técnico (integrado, subsequente, concomitante), de
graduação, das pós-graduações lato sensu e stricto sensu, envolvidos em
projetos de pesquisa básica e aplicada executados no ano anterior.
|
|
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa):
|
Positiva
|
|
Fórmula do Indicador:
|
\[\ \text{NAP [%]}
= \left(\frac{\text{NAPP}}{\text{NA}}\right) X 100\]
|
|
Glossário de Termos do Indicador:
|
NAPP: Número de alunos (técnico integrado, técnico subsequente, técnico
concomitante, graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu)
envolvidos em projetos de pesquisa aplicada e básica da Instituição. NA:
Número total de alunos (técnico integrado, técnico subsequente, técnico
concomitante, graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu) da
Instituição.
|
|
Fonte de Dados:
|
Sistema de Monitoramento (área de Pesquisa institucional, utilizando
dados de Planos de Trabalho dos Termo de Cooperação e Convênios
estabelecidos pela Instituição e com Fundação ou com outras
Instituições; Agências de fomento federais e estaduais) e Sistema de
Monitoramento (Registro acadêmico de cada Instituição da RFEPCT).
|
|
Meta Anual:
|
Não foi estabelecido meta para o indicador.
|
|
Recorte de Cálculo:
|
Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi
|
2.4 Porcentagem de Alunos Provenientes das Ações Afirmativas da
Instituição Envolvidos em Projetos de Pesquisa
Porcentagem de Alunos Provenientes das Ações Afirmativas da Instituição
Envolvidos em Projetos de Pesquisa
|
Item
|
Conteúdo
|
|
Nome do Indicador:
|
Porcentagem de Alunos Provenientes das Ações Afirmativas da Instituição
Envolvidos em Projetos de Pesquisa
|
|
Objetivo do Indicador:
|
Este indicador tem como objetivo mensurar a porcentagem de alunos e
alunas do nível técnico (integrado, subsequente, concomitante), de
graduação, das pós-graduações lato sensu e stricto sensu, provenientes
das ações afirmativas da Instituição, envolvidos em projetos de pesquisa
básica e aplicada executados no ano anterior.
|
|
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa):
|
Positiva
|
|
Fórmula do Indicador:
|
\[\ \text{NTAFPP [%]}
= \left(\frac{\text{NTAFPP}}{\text{NTAAA}}\right) X 100\]
|
|
Glossário de Termos do Indicador:
|
NTAFPP: Número total de alunos (técnico integrado, técnico subsequente,
técnico concomitante, graduação, pós-graduação lato sensu e stricto
sensu), provenientes das ações afirmativas da instituição, envolvidos em
projetos de pesquisa (aplicada e básica). NTAAA: Número total de alunos
(técnico integrado, técnico subsequente, técnico concomitante,
graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu) provenientes de
ações afirmativas.
|
|
Fonte de Dados:
|
Sistema de Monitoramento (área de Pesquisa institucional, utilizando
dados de Planos de Trabalho dos Termo de Cooperação e Convênios
estabelecidos pela Instituição e com Fundação ou com outras
Instituições; Agências de fomento federais e estaduais) e Sistema de
Monitoramento (Registro acadêmico de cada Instituição da RFEPCT).
|
|
Meta Anual:
|
Não foi estabelecido meta para o indicador.
|
|
Recorte de Cálculo:
|
Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi
|
2.5 Produção Bibliográfica
Produção Bibliográfica
|
Item
|
Conteúdo
|
|
Nome do Indicador:
|
Produção Bibliográfica
|
|
Objetivo do Indicador:
|
Este indicador tem como objetivo quantificar o número de artigos,
livros, capítulo de livros e trabalhos de congresso publicados pelos
servidores, no ano anterior, como referência.
|
|
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa):
|
Positiva
|
|
Fórmula do Indicador:
|
\[\ \text{NPB} = \left(NAr + NL + NCL + NC
\right)\]
|
|
Glossário de Termos do Indicador:
|
NAr: Número total de artigos publicados com fator de impacto (JCR ou
Qualis). NL: Número total de livros publicados com registro ISBN ou
QUALIS Livros. NCL: Número total de capítulo de livro publicado com
registro ISBN ou QUALIS Livros. NC: Número total de trabalhos completos
publicados em congressos internacionais, nacionais, regionais e locais.
|
|
Fonte de Dados:
|
Plataforma Lattes.
|
|
Meta Anual:
|
Não foi estabelecido meta para o indicador.
|
|
Recorte de Cálculo:
|
Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi
|
2.6 Percentual de Investimento Realizado em Pesquisa, Pós-graduação
e Inovação, Oriundo de Capital e Custeio
Percentual de Investimento Realizado em Pesquisa, Pós-graduação e
Inovação, Oriundo de Capital e Custeio
|
Item
|
Conteúdo
|
|
Nome do Indicador:
|
Percentual de Investimento Realizado em Pesquisa, Pós-graduação e
Inovação, Oriundo de Capital e Custeio
|
|
Objetivo do Indicador:
|
Este indicador tem como objetivo mensurar o percentual de recurso
financeiro investido, oriundo de custeio e capital, para o
desenvolvimento de pesquisas aprovadas em editais institucionais, na
pós-graduação e no ecossistema de inovação, em relação ao orçamento
total de capital e custeio da Instituição.
|
|
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa):
|
Positiva
|
|
Fórmula do Indicador:
|
\[\ \text{TAFPPI [%]}
= \left(\frac{\text{TAFPPI}}{\text{OCC}}\right) X 100\]
|
|
Glossário de Termos do Indicador:
|
TAFPPI: Total de aporte financeiro institucional para a pesquisa, a
pós-graduação e a inovação. OCC: Orçamento de Capital e Custeio
institucional.
|
|
Fonte de Dados:
|
Sistema de Monitoramento (área de Pesquisa institucional e Pró-Reitoria
de Administração).
|
|
Meta Anual:
|
Não foi estabelecido meta para o indicador.
|
|
Recorte de Cálculo:
|
Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi
|
2.7 Quantidade de Ativos de Propriedade Intelectual
Quantidade de Ativos de Propriedade Intelectual
|
Item
|
Conteúdo
|
|
Nome do Indicador:
|
Quantidade de Ativos de Propriedade Intelectual
|
|
Objetivo do Indicador:
|
Este indicador tem como objetivo quantificar o total de produtos e
processos tecnológicos que geraram depósitos de patentes de inovação ou
modelo de utilidade e registros de marca; desenho industrial; cultivar;
topografia de circuitos; programa de computador; organismos
geneticamente modificados.
|
|
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa):
|
Positiva
|
|
Fórmula do Indicador:
|
\[\ \text{TPTPI} = \left(PA + M + DI + C +
TC + PC + OGM \right)\]
|
|
Glossário de Termos do Indicador:
|
PA: Patente de invenção (PI) e de Modelo de Utilidade (PMU). M: Marca.
DI: Desenho Industrial. C: Cultivar. TC: Topografia de Circuitos
Integrados. PC: Programa de Computador. OGM: Organismos Geneticamente
Modificados
|
|
Fonte de Dados:
|
INPI, MAPA e CTNBIO.
|
|
Meta Anual:
|
Não foi estabelecido meta para o indicador.
|
|
Recorte de Cálculo:
|
Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi
|
2.8 Percentual de Ativos de Propriedade Intelectual Licenciados ou
Transferidos em Relação à Totalidade dos Produtos Tecnológicos que
Resultaram em Ativos de Propriedade Intelectual
Percentual de Ativos de Propriedade Intelectual Licenciados ou
Transferidos em Relação à Totalidade dos Produtos Tecnológicos que
Resultaram em Ativos de Propriedade Intelectual
|
Item
|
Conteúdo
|
|
Nome do Indicador:
|
Percentual de Ativos de Propriedade Intelectual Licenciados ou
Transferidos em Relação à Totalidade dos Produtos Tecnológicos que
Resultaram em Ativos de Propriedade Intelectual
|
|
Objetivo do Indicador:
|
Este indicador tem como objetivo mensurar o percentual de ativos de
propriedade intelectual licenciados ou transferidos, até o fim do
exercício anterior, em relação à totalidade dos produtos tecnológicos
institucionais que resultaram em ativos de propriedade intelectual.
|
|
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa):
|
Positiva
|
|
Fórmula do Indicador:
|
\[\ \text{APILT [%]}
= \left(\frac{\text{PTLT}}{\text{TPTI}}\right) X 100\]
|
|
Glossário de Termos do Indicador:
|
PTLT: Total de produtos tecnológicos licenciadas ou transferidas até o
fim do exercício anterior. TPTI: Total de produtos tecnológicos
institucionais que resultaram em ativos de propriedade intelectual.
|
|
Fonte de Dados:
|
Sistema de Monitoramento (área de Pesquisa institucional).
|
|
Meta Anual:
|
Não foi estabelecido meta para o indicador.
|
|
Recorte de Cálculo:
|
Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi
|
2.9 Quantidade de Acordos e Contratos de Transferência de Tecnologia
e/ou Know How para a Sociedade
Quantidade de Acordos e Contratos de Transferência de Tecnologia e/ou
Know How para a Sociedade
|
Item
|
Conteúdo
|
|
Nome do Indicador:
|
Quantidade de Acordos e Contratos de Transferência de Tecnologia e/ou
Know How para a Sociedade
|
|
Objetivo do Indicador:
|
Este indicador tem como objetivo quantificar o total de acordos e
contratos que geraram transferência de tecnologia e/ou know how para a
comunidade (local, regional e nacional).
|
|
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa):
|
Positiva
|
|
Fórmula do Indicador:
|
\[\ \text{NACTT} = \left(NTATT + NTCTT
\right)\]
|
|
Glossário de Termos do Indicador:
|
NTATT: Número total de acordos de transferência de tecnologia e/ou know
how. NTCTT: Número total de contratos de transferência de tecnologia
e/ou know how.
|
|
Fonte de Dados:
|
Diário Oficial da União, Sistema de Monitoramento (área de Pesquisa
institucional e Fundação de Apoio).
|
|
Meta Anual:
|
Não foi estabelecido meta para o indicador.
|
|
Recorte de Cálculo:
|
Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi
|
2.11 Número de Empreendimentos Beneficiados pelos Ambientes de
Inovação
Número de Empreendimentos Beneficiados pelos Ambientes de Inovação
|
Item
|
Conteúdo
|
|
Nome do Indicador:
|
Número de Empreendimentos Beneficiados pelos Ambientes de Inovação
|
|
Objetivo do Indicador:
|
Este indicador tem como objetivo mensurar a totalidade de
empreendimentos gerados e/ou atendidos pelos ambientes promotores de
inovação (parques, polos, cidades inteligentes, distritos de inovação) e
de empreendimentos gerados e/ou atendidos pelos habitats de inovação
(incubadoras, aceleradoras, espaços makers, startups, spin-off, espaço
coworking).
|
|
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa):
|
Positiva
|
|
Fórmula do Indicador:
|
\[\ \text{NEAHI} = \left(NEGAPI + NEAAPI +
NEGHI + NEAHI \right)\]
|
|
Glossário de Termos do Indicador:
|
NEGAPI: Número de instituições e empreendimentos GERADOS pelos ambientes
promotores de inovação (exemplo: parques, polos, cidades inteligentes,
distritos de inovação). NEAAPI: Número de instituições e empreendimentos
ATENDIDOS pelos ambientes promotores de inovação (exemplo: parques,
polos, cidades inteligentes, distritos). NEGHI: Número de instituições e
empreendimentos GERADOS pelos habitats de inovação (exemplo:
incubadoras, aceleradoras, espaços makers, startups, spin-off, espaço
coworking etc). NEAHI: Número de instituições e empreendimentos
ATENDIDOS pelos habitats de inovação (exemplo: incubadoras,
aceleradoras, espaços makers, startups, spin-off, espaço coworking etc).
|
|
Fonte de Dados:
|
Sistema de Monitoramento (área de Pesquisa institucional).
|
|
Meta Anual:
|
Não foi estabelecido meta para o indicador.
|
|
Recorte de Cálculo:
|
Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi
|
3. Extensão
3.1 Percentual de Recursos Financeiros do Orçamento Anual Público
Aplicados em Extensão
Percentual de Recursos Financeiros do Orçamento Anual Público Aplicados
em Extensão
|
Item
|
Conteúdo
|
|
Nome do Indicador:
|
Percentual de Recursos Financeiros do Orçamento Anual Público Aplicados
em Extensão
|
|
Objetivo do Indicador:
|
Mensurar o percentual de recurso financeiro anual destinado para o
desenvolvimento de ações de extensão (independentemente da modalidade:
Projeto, Programa, Curso, Evento ou Prestação de Serviço).
|
|
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa):
|
Positiva
|
|
Fórmula do Indicador:
|
\[\ \text{OAE [%]}
= \left(\frac{\text{OAE}}{\text{OTI}}\right) X 100\]
|
|
Glossário de Termos do Indicador:
|
OAE: valor total do orçamento próprio da instituição (LOA) aplicado em
extensão no ano. OTI: Valor total do orçamento da instituição no ano
(LOA).
|
|
Fonte de Dados:
|
Sistema de Monitoramento (área de Extensão institucional e Pró-Reitoria
de Administração)
|
|
Meta Anual:
|
Não foi estabelecido meta para o indicador.
|
|
Recorte de Cálculo:
|
Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi
|
3.2 Percentual de Estudantes Envolvidos em Extensão
Percentual de Estudantes Envolvidos em Extensão
|
Item
|
Conteúdo
|
|
Nome do Indicador:
|
Percentual de Estudantes Envolvidos em Extensão
|
|
Objetivo do Indicador:
|
Mensurar a porcentagem de estudantes envolvidos em ações de extensão,
independente da modalidade (Projeto, Programa, Evento, Curso e Prestação
de Serviço).
|
|
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa):
|
Positiva
|
|
Fórmula do Indicador:
|
\[\ \text{NEE [%]}
= \left(\frac{\text{NEE}}{\text{NTE}}\right) X 100\]
|
|
Glossário de Termos do Indicador:
|
NEE: Quantidade de estudantes (CPF) atuando em equipes executoras de
ações de extensão em execução no ano. NTE: Quantidade total de
estudantes (CPF) no ano.
|
|
Fonte de Dados:
|
Sistema de Monitoramento (área de Extensão institucional e Pró-Reitoria
de Ensino).
|
|
Meta Anual:
|
Não foi estabelecido meta para o indicador.
|
|
Recorte de Cálculo:
|
Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi
|
3.3 Percentual de Servidores Envolvidos em Ações de Extensão
Percentual de Servidores Envolvidos em Ações de Extensão
|
Item
|
Conteúdo
|
|
Nome do Indicador:
|
Percentual de Servidores Envolvidos em Ações de Extensão
|
|
Objetivo do Indicador:
|
Mensurar a porcentagem de servidores(as) envolvidos em ações de
extensão, independentemente da modalidade (Projeto, Programa, Curso,
Evento ou Prestação de Serviço) e do tipo de participação na equipe
executora (membro, orientação, coordenação ou coorientação).
|
|
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa):
|
Postiva
|
|
Fórmula do Indicador:
|
\[\ \text{NSE [%]} = \left(\frac{\text{NDE +
NTE}}{\text{NTS}}\right) X 100\]
|
|
Glossário de Termos do Indicador:
|
NDE: Número de Docentes envolvidos em ações de extensão no ano. NTE:
Número de Técnico-Administrativos em Educação envolvidos em ações de
extensão no ano. NTS: Quantidade total de servidores docentes e Técnico
Administrativos em Educação.
|
|
Fonte de Dados:
|
Sistema Monitoramento (área de Extensão Institucional e Pró-Reitoria de
Gestão de Pessoas).
|
|
Meta Anual:
|
Não foi estabelecido meta para o indicador.
|
|
Recorte de Cálculo:
|
Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi
|
3.4 Quantidade de Pessoas Atendidas pelas Ações de Extensão
Quantidade de Pessoas Atendidas pelas Ações de Extensão
|
Item
|
Conteúdo
|
|
Nome do Indicador:
|
Quantidade de Pessoas Atendidas pelas Ações de Extensão
|
|
Objetivo do Indicador:
|
Mensurar a quantidade de pessoas atendidas por ações de extensão,
independentemente da modalidade (Projeto, Programa, Curso, Evento ou
Prestação de Serviço), e se foi de forma direta ou indireta.
|
|
Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa):
|
Positiva
|
|
Fórmula do Indicador:
|
\[\ \text{PAAE} = \left(NAPP + NACE + NAPS
\right)\]
|
|
Glossário de Termos do Indicador:
|
NAPP: Número de pessoas Atendidas por Programas e Projetos. NACE: Número
de pessoas Atendidas por Cursos e Eventos. NAPS: Número de pessoas
Atendidas por Prestações de Serviços.
|
|
Fonte de Dados:
|
Sistema de Monitoramento (área de Extensão institucional).
|
|
Meta Anual:
|
Não foi estabelecido meta para o indicador.
|
|
Recorte de Cálculo:
|
Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi
|
3.5 Percentual de Ações de Extensão Destinadas à Inclusão de
População Vulnerável
Percentual de Ações de Extensão Destinadas à Inclusão de População
Vulnerável
|
Item
|
Conteúdo
|
|
Nome do Indicador:
|
Percentual de Ações de Extensão Destinadas à Inclusão de População
Vulnerável
|
|
Objetivo do Indicador:
|
Mensurar a porcentagem de ações de extensão (independentemente da
modalidade: Projeto, Programa, Curso, Evento ou Prestação de Serviço)
relacionadas à inclusão de população vulnerável.
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Polaridade do Indicador (Positiva ou Negativa):
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Positiva
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Fórmula do Indicador:
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\[\ \text{AEV [%]}
= \left(\frac{\text{NAVS}}{\text{NAE}}\right) X 100\]
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Glossário de Termos do Indicador:
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NAVS: Quantidade de ações de extensão, em execução no ano, dirigidas à
população em vulnerabilidade social. NAE: Quantidade total de ações de
extensão em execução no ano.
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Fonte de Dados:
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Sistema de Monitoramento (área de Extensão institucional).
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Meta Anual:
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Não foi estabelecido meta para o indicador.
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Recorte de Cálculo:
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Indicador será calculado para o IFB e para cada um de seus campi
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IV - Conclusão
No presente relatório realizou-se a apresentação de um conjunto
mínimo de indicadores que, acredita-se, são essenciais para abarcar as
dimensões de ensino, pesquisa e extensão no que tange ao planejamento
estratégico da instituição.
Conforme já exposto, buscou-se incluir tais indicadores com base em
critérios objetivos que dão maturidade e relevância a estes. Alguns
indicadores (pesquisa e extensão) foram recentemente definidos pelo
Ministério da Educação e, por este motivo, ainda não foram calculados em
nenhuma base institucional, o que impediu a definição de uma meta a
priori em parâmetros como os utilizados para os indicadores de
ensino. Contudo, espera-se que ao longo do processo de elaboração do PDI
esta tarefa possa ser superada.
Por fim, cabe destacar que esta lista de indicadores não tem o
intuito de esgotar o tema, mas de apenas fornecer um ponta pé inicial,
estabelecendo parâmetros que dão forma ao processo de desenvolvimento de
todos os indicadores que irão compor o PDI do IFB.